Veja dicas para usar corretamente o air bag

As bolsas ajudam (e muito) na segurança, mas algumas práticas precisam ser respeitadas

Por Raphael Panaro // Fotos: Divulgação

Se você acha que está totalmente protegido pelo fato do seu carro ter air bags, enganou-se profundamente. O funcionamento correto das bolsas de ar dependem de você e dos ocupantes. Veja as dicas do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi) e se proteja.

CINTOS DE SEGURANÇA

O air bag não dispensa o uso do cinto, pelo contrário: é essencial para o funcionamento correto das bolsas. O equipamento evita que o contato do corpo com a bolsa de ar ocorra antes do ideal - enquanto ela está inflando -, o que pode acarretar ferimentos graves ou até fatalidades.

POSIÇÃO CORRETA

Você deve manter uma distância segura do local de onde o air bag sairá. O motorista tem de manter o tórax a pelo menos 25 cm longe do volante (a bolsa para o motorista infla 25 cm ou mais). No caso do passageiro, a distância para o painel deve ser superior a 40 cm. 

CRIANÇAS

Jamais coloque uma criança em uma cadeirinha fixada no banco da frente. Além do transporte ser proibido no Brasil, no caso de acionamento do air bag pode provocar ferimentos ou até a morte do pequeno.

OBJETOS, MÃOS E PÉS

Nunca se deve manter objetos no veículo, nas mãos e na boca, no espaço entre o
air bag e o motorista/passageiro. O carona não deve apoiar mãos ou pés no painel.

AIR BAG DESATIVADO

Pessoas que não conseguem ajustar o banco mantendo uma distância segura do volante, porque têm baixa estatura ou são mulheres no fim da gravidez, devem considerar a opção de desativar o air bag (veja a recomendação do fabricante no manual do proprietário).

Compartilhe esse conteúdo



Comentários