Seu carro ferveu? Saiba o que fazer

Veja dicas para diminuir o tamanho da dor de cabeça

Fotos: Divulgação |

A temperatura do motor passa da metade do termômetro há algum tempo, mas você acha que nunca vai acontecer com você, até que um dia... Fumaça!  Sim, seu carro ferveu meu amigo. Ou seja, a água armazenada no radiador não é suficiente para arrefecer o motor. Saiba o que fazer para minimizar os prejuízos.

SAIA DAÍ E LIGUE O AR QUENTE

A primeira medida a tomar é encostar o carro em um local seguro. Sim, ele ferveu, mas ainda consegue andar alguns metros. Não fique no meio da via, pois vai demorar até que o motor resfrie por completo. Ligue o ar-quente do carro na potência máxima. Ele ajuda a dissipar o calor concentrado.

FUMAÇA E INDICADORES

Quando o carro ferve, a fumaça que sai debaixo do capô é sempre branca, afinal, é vapor de água que está escapando por ali. Se a fumaça for preta, saia de perto do carro, pois ele está queimando algo que certamente não é água. É incêndio mesmo. Cheque se a luz de superaquecimento, ou se o medidor de temperatura passou da metade do termômetro, normalmente a temperatura ideal é de 90º Celsius.

MEIA HORA

É o tempo médio que você deve aguardar até tomar qualquer providência. Antes disso você não terá certeza do quanto de líquido de arrefecimento ainda há no radiador, em virtude de ele estar em ebulição. Mas tome cuidado ao abrir o capô, se possível use um pano para proteger suas mãos do calor.

LÍQUIDO REFRIGERANTE

Despois de resfriado o motor, você poderá ver se há algum líquido ainda no tanquinho translúcido do radiador, caso não haja, você deverá abastecê-lo com a quantidade para que o carro pare de aquecer. A partir daqui, procure um mecânico ou contate a assistência do seu plano de seguro.

EVITE A PRÓXIMA

Depois de conseguir voltar rodando, encoste o carro em um mecânico. O superaquecimento pode se dar por rachaduras nas mangueiras do radiador, ou pelo próprio radiador estar sujo demais. Evite que ele superaqueça de novo para que não cause danos às juntas do cabeçote e outras partes que trariam danos irreversíveis ao motor.

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