Confira lições sobre como dirigir na chuva

Instrutor revela como evitar acidentes com pista molhada

Por Mauricio Mochon / Fotos: Divulgação

As chuvas assolam algumas cidades no Brasil há alguns dias e tudo indica que vão continuar oferecendo mais risco de acidente por mais um tempo. Por isso é muito importante ter alguns itens do seu carro revisados para que nenhum imprevisto aconteça quando aquela pancada de água cair sobre sua cidade ou na estrada. Lembrando que dirigir com precaução e atenção contínua sendo indispensável em situações como essas.

O Diretor do curso de pilotagem Advanced Driver, Fabio Bernardes, disse que algumas instruções para as pistas podem ser levadas em consideração nas ruas e estradas. “Para começar, muitas pessoas não diminuem a velocidade quando começa a chover. É impossível dirigir rápido e seguramente na pista molhada.”

Fabio diz que é necessário procurar a parte mais seca da pista. “É sempre importante buscar o trilho, aquela marca deixada pelo carro da frente. Também tem que evitar as faixas da pista, pois a tinta é lisa e fica escorregadia. Acelerar ali é certeza de um acidente.”

Limpador de para-brisa


Esse é um dos itens mais importantes a serem checados, já que sem ele é praticamente impossível de enxergar o que vem a sua frente ou atrás de você. Ter as palhetas do limpador sempre novas é importante e hoje em dia é possível encontrar algumas feitas de silicone, muito mais eficientes.

Freios


Os freios precisam estar em bom estado e alem disso é importante usa-lo com calma. “Em condições de chuva, é preciso antecipar a freada, pois você precisa frear com mais calma e mais devagar, com isso você leva mais tempo e mais metros para diminuir para a velocidade necessária.” Lembra Fabio Bernardes. Lembrando que, até 2014, todos os carros novos no Brasil terão que ser equipados com ABS, sistema que impede que a roda trave.

 

Lanternas


Na chuva tudo fica mais difícil de ser visualizado, inclusive outros carros, por isso é bom manter as lanternas ligadas, para poder ser visto com maior facilidade no meio de um temporal.

Pneus


 Pneus carecas são um perigo eminente em dias de chuva. Sem as ranhuras, o pneu não escoa a água e com isso a chance de aquaplanagem são grandes. Como diria o narrador de Fórmula 1, o motorista vira passageiro.


Ar condicionado


Caso o seu carro tenha esse item de conforto é importante usa-lo em dias de chuva, já que com os vidros fechados existe uma grande possibilidade de embaçar os vidros. O ar pode impedir que sua visão fique prejudicada. Outro item importante é o desembaçador traseiro, que ajuda a limpar o vidro traseiro.

 

Compartilhe esse conteúdo



Comentários