Carro parado na garagem por muito tempo - o que fazer

Aprenda como evitar surpresas e problemas ao ligar um carro parado a muito tempo

por Marcelo Cosentino e Nicolas Tavares

Deixar um carro parado por muito tempo pode acarretar mais problemas do que se imagina. E acredite, há muita dúvida sobre o procedimento correto. Devo deixar o freio de mão puxado? A bateria deve ser desligada? E o combustível? Conversamos com Fernando Satkunas, engenheiro da SAE Brasil, sobre a forma correta para deixar um automóvel guardado por muito tempo na garagem.

 

Esvazie o tanque

A gasolina parada por muito tempo tende a formar um tipo de gosma que obstrui os filtros e entope os injetores e, no caso dos mais antigos, carburadores. O ideal é deixar vazio, mas se for deixar com combustível, coloque gasolina aditivada, pois ela tem maior durabilidade.

 

 

Troque o óleo

O óleo lubrificante e o filtro de óleo do motor devem ser substituídos antes de deixar o carro parado. Assim, será evitado que resíduos do óleo antigo decantem ou impregnem o interior do motor. Tenha certeza de que a tampa do reservatório do óleo de freio está bem fechada, para não entrar umidade.

 

 

Encha os pneus

Se for se ausentar por até 90 dias, aumente a pressão dos pneus até 50 libras. Acima de 90 dias, é melhor que coloque o carro sobre cavaletes, senão o pneu pode deformar e ficar achatado devido ao peso do veículo.

 

 

Desconecte a bateria

Bateria de carro é como balão (bexiga) de festa. Sempre tende a murchar. O ideal é ligar o motor uma vez por semana. Se não for possível, desligue a bateria mantendo os faróis ligados, para eliminar correntes parasíticas. Mantenha a janela abaixada e não feche a porta pelo controle remoto.

 

 

Solte o freio de mão

A lona do freio de mão pode grudar na panela do freio em algumas situações, então o ideal é deixá-lo desativado.

 

 

 

Engatado ou desengatado?

Coloque um peso sobre o pedal da embreagem e deixe a marcha ré engatada, para impedir que o platô e o disco colem. No caso dos automáticos, deixa o câmbio no P.

 

 

 

Lubrifique os freios

Os freios não pedem tanta atenção como se imagina. Aplique um jato de WD40 ou spray equivalente para preservar os discos de freio. A ferrugem dos freios causada pela umidade relativa é, na maioria das vezes, superficial.

 

 

Limpo e protegido

Lave o carro antes de colocá-lo na garagem, para tirar a poeira acumulada. Quando tiver feito todos os passos acima, cubra o veículo com um pano de algodão macio. O plástico pode provocar riscos, pois sempre sobra um pouco de pó, enquanto o algodão é menos agressivo. Capas de boa qualidade já vem forradas com algodão. A escolha do local é muito importante, para evitar que animais possam danificar o veículo - ratos, por exemplo, podem roer chicotes elétricos, mangueiras e fios.

Compartilhe esse conteúdo



Comentários