Vai comprar parcelado? Confira dez dicas

Especialistas mostram como realizar seu sonho sem se enforcar

Fotos: Ilustração: Negreiros | Texto: Raphael Panaro

 

Assim como a casa própria, ter um automóvel hoje em dia é o desejo de muitos. Porém, para você que não tem a grana para comprar à vista e vai financiar o veículo, consultamos especialistas que vão ajudar o seu sonho não virar um pesadelo no futuro.

1. BARGANHE: Com o setor ainda em recuperação, o poder está em suas mãos. Vale pesquisar modelos, marcas e lojas diferentes e, claro, chorar com o vendedor condições melhores.

2. ORÇAMENTO: Veja se a parcela cabe dentro do rendimento familiar. O ideal é comprometer, no máximo, 30% da renda líquida com este e outros financiamentos.

3. COMPARE: Muitas vezes, os financiamentos feitos nas revendas são menos vantajosos que os dos bancos, que têm até simuladores online. Financiar pelo banco em que se tem conta pode significar juros menores.

4. ENTRADA:  Faça um planejamento para economizar dinheiro e dar uma entrada maior. Assim, paga-se menos juros.

5. OLHO VIVO:  Muitas vezes as taxas de 0% escondem outros tributos, como taxa de abertura de crédito e valor do boleto.

6. PARCELAS: Com as incertezas da economia, procure parcelar, no máximo, em 36 meses. Menos parcelas também evitam juros excessivos.

7. EXTRAS: A compra de um veículo não é só o financiamento. Lembre dos custos com documentação, seguro, IPVA e revisões.

8. LEIA: A leitura do contrato deve sempre ser completa.

9. RAZÃO:  Não se deixe agir por impulso e não leve familiares para a concessionária. Tenha seu orçamento em mente.

10. PAGAMENTOS: Não atrase as parcelas. Além de poder ter que devolver o automóvel em caso de inadimplência, os juros da multa são exorbitantes.

Compartilhe esse conteúdo



Comentários