Quer melhorar seu tempo na pista? Veja algumas dicas de pilotagem

Um tutorial com três dos melhores instrutores do mundo para mandar bem na pista independentemente da sua habilidade

Por Eric Tingwall // Foto: Divulgação

Ser um bom piloto é uma questão de humildade, persistência e muito, muito treino. Seja qual for a sua habilidade prévia com as pistas, confira abaixo algumas dicas preciosas de três renomados instrutores de piloto do mundo para refinar ainda mais sua técnica.

O NOVATO

Segurança em primeiro lugar

“Use o máximo possível de equipamentos de segurança. Cintos de cinco ou seis pontos, capacete de corridas e HANS são obrigatórios. Uma gaiola de proteção e bancos de competição são uma boa ideia, também”.

Aaron Povoledo, piloto profissional e instrutor de pilotagem.

Prepare-se mais, aprenda mais

“Fico surpreso com o número de pilotos iniciantes que aparecem nos track days sem se importar em assistir a um vídeo ou ler um livro. Converse com os outros sobre uma pista específica, pergunte como é o evento, ou até as técnicas de pilotagem que você usará”. 

Ross Bentley, treinador de pilotos; autor de Speed Secrets.

Concentre-se no que está à sua frente

“Quem vê tudo, não se concentra em nada. Mantenha os olhos levantados e identifique pontos de referência no nível da pista, no nível dos olhos e dos arredores da pista. Aumente a velocidade suavemente e você irá bater suas metas”. 

Peter Krause, treinador de pilotos da Krause & Associates.

INTERMEDIÁRIO

Mude o piloto, não o carro

“Aumentar a potência só amplia o fator de risco e não faz nada para melhorar a técnica. Aprender a visualizar corretamente, manter a concentração e o controle do carro irá fazê-lo andar mais rápido que qualquer modificação feita no veículo. Ninguém quer ser o cara no Corvette supercharged dando passagem a um Miata”.

Aaron Povoledo

Refine os fundamentos

“Aceleração progressiva, porém total, transição rápida do acelerador para o freio, julgamentos sólidos da velocidade de entrada e velocidade adequada de esterçamento. Curvas lentas exigem mãos rápidas; curvas rápidas requerem mãos mais lentas”.

Peter Krause

Estratégia

“Se os times de futebol trabalhassem como a maioria dos pilotos profissionais, o treino seria apenas um enorme tumulto. Em vez disso, eles quebram o jogo em várias partes e trabalham em habilidades distintas. Em vez de atacar a pista inteira, procure aperfeiçoar uma ou duas coisas por vez”. 

Ross Bentley

OS CARAS RÁPIDOS

Deixe o ego em casa

“Não importa quão bom você seja, sempre há mais para dominar. Quanto mais você tenta pilotar rápido, mais erros comete e mais lento anda. Quando se concentra no aprendizado, você melhora; quando melhora, vai mais rápido”.

Ross Bentley

Aprenda com os profissionais

“Você aprenderia a pilotar um avião com um voluntário ou um especialista? É o mesmo raciocínio na pista. Isso não significa somente alguém que seja especializado em pilotagem, mas um instrutor que também saiba ensinar essas habilidades a outro piloto”.

Aaron Povoledo

Saiba, não adivinhe

“O carro sempre pode ir mais rápido, por isso esteja preparado para pedir mais dele. Mais acelerador, mais velocidade na curva e mais aceleração. Depois use os dados para descobrir como você pilotou, gaste algum tempo analisando os números e formule um plano melhor para a próxima sessão”.

Peter Krause

Compartilhe esse conteúdo



Comentários