Dicas para manter o carro sempre novo

Especialista dá dicas para que o seu usado continue parecendo um 0km

Foto: Divulgação

Como manter o carro sempre novo. Essa é a pergunta de um milhão de dólares para Viciados em Carro. Quem responde é Osman Martins, gerente de manutenção da Hertz, uma das maiores locadoras de carros do mundo. Saiba o que fazer, e o que não fazer, para que o seu carro pareça 0 km com o passar do tempo.

FAIXA VERMELHA

Evite acelerar até que o motor entre na faixa vermelha do conta-giros. Isso indica que a aceleração do carro está ultrapassando o limite de giro e pode causar sérios danos. Ao mesmo tempo que andar em ponto morto em alta velocidade, como em descidas, com posterior engate de marcha, pode ocasionar algo semelhante.

MÃO BOBA

Pode não parecer, mas dirigir com a mão apoiada sobre a alavanca de câmbio faz mal ao carro. Isso pode gerar desgaste nos guias internos e até nos anéis de sincronismo do conjunto.

OLHA O PÉ!

Deixar o pé apoiado no pedal da embreagem, pode deteriorar os componentes de atrito do sistema. A vida útil da embreagem também está muito relacionada ao tipo de trânsito em que se conduz. Dirigir em grandes centros e congestionamentos causa mais desgaste. Se puder, evite.

REVISÕES

A revisão também é um processo essencial na manutenção do carro. Ela deve ser realizada como manda o manual do veículo, sem mais nem menos quilometragem. É o momento de verificar a saúde de todos os componentes da máquina, principalmente do sistema de lubrificação, velas, correia de distribuição e seus tensores.

PNEUS

É interessante calibrá-los toda semana. Rodar com os compostos abaixo da pressão indicada pode ocasionar deterioração precoce de todo o sistema de rodagem, como amortecedores, molas e bandejas da suspensão.

OLHANDO TUDO

É importante inspecionar periódica em itens essenciais. Como a bateria, as lâmpadas, o abastecimento dos reservatórios de partida a frio, de água de limpeza dos vidros, a calibragem do estepe e do funcionamento do macaco.

Compartilhe esse conteúdo



Comentários