Atropelei alguém! O que eu faço?

Saiba o que fazer, e o que não fazer em hipótese alguma, se isso acontecer com você ou no carro em que você está

Fotos: Shutterstock | Texto: Redação | Adaptação Web: Rodrigo Sodré

COMO EVITAR?

Normalmente o atropelamento de pedestres ou de ciclistas ocorre por falta de atenção de ambas as partes. Ainda que haja faixas para travessia e regras claras para que quem esteja a pé se comporte quando vai atravessar uma via, o motorista sempre deve se abster de qualquer distração enquanto dirige.

ATROPELEI, E AGORA?
A primeira atitude é parar o carro em local seguro imediatamente, sair dele e trancá-lo para que você possa dar atenção exclusiva ao acidentado sem se preocupar com a segurança do veículo. Nunca se omita: sempre preste socorro à vítima. Segundo o artigo 135 do Código Penal Brasileiro, a omissão de socorro é crime, que dá pena de um a seis meses de cadeia, ou multa.

PRIMEIROS SOCORROS
Independente do seu conhecimento, a não ser que você seja médico ou paramédico, não mexa no acidentado nem tente removê-lo do local. Concentre-se em manter o local seguro, sinalizando bem o local para desviar o trânsito, tente dispersar a multidão e, mais importante, chame por socorro.

PARA ONDE LIGAR?
Em caso de acidente grave, você deve ligar para o serviço de resgate do corpo de bombeiros, que atende pelo telefone 193. Se o caso não for tão grave, mas ainda assim o acidentado precisar de serviços médicos, ligue para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que pode ser contatado em todo o País pelo número 192.

DEPOIS DO ACIDENTE
Após o socorro vá até uma delegacia e registre um Boletim de Ocorrência. Independente de quem errou na ação, isso deve ser registrado para futuras cobranças de despesas médicas, morte e invalidez que resultarem do processo. Certifique-se com a sua seguradora sobre a cobertura em acidentes dessa natureza. O atropelado também tem direito ao seguro obrigatório DPVAT, pago pelo veículo licenciado e envolvido no acidente.

Compartilhe esse conteúdo



Comentários