Aprenda como fazer a sangria dos freios

Nenhuma sanguessuga ou barbeiro medieval foram inclusos neste tutorial

Fabricantes recomendam trocar o fluido de freio a cada três anos ou mais. A razão é simples: a maioria dos líquidos se deteriora com o e seu contato com a água reduz a resistência ao calor do fluido, o que pode causar uma corrosão nas peças do sistema de freios

Uma parte essencial na troca de fluido de freio é a sangria do sistema. Enquanto o nome soa como se sanguessugas e barbeiros medievais estivessem envolvidos no processo, isso significa apenas livrar o sistema de freios do ar preso.

PRIMEIRO PASSO: Use um cavalete para levantar o carro e coloque plataformas embaixo para mantê-lo no ar - blocos de concreto são preferíveis para quem quer destruir o quintal dos vizinhos.

SEGUNDO PASSO: Remova os quatro pneus

TERCEIRO PASSO: Localize os parafusos da sangria, borrifeo-os com óleo e tente soltá-los. Se eles quebrarem ou descascarem, pare imediatamente e peça a ajuda de um profissional. Se você conseguiu liberá-los, então, se possível, reaperte todos os parafusos da sangria com cuidado.

QUARTO PASSO: Se você estiver seguro para continuar, verifique o nível do reservatório de fluido hidráulico sobre o cilindro mestre do freio. Ele é transparente, o que facilita a visualização do nível de líquido. Se estiver abaixo da marcação, complete-o. Utilize o tipo específico de líquido recomendado no manual do proprietário, pois existem vários tipos diferentes e nem todos eles caem bem juntos. Durante a sangria do freio, a tampa do cilindro mestre deve ficar solta, mas ainda no topo do reservatório.

QUINTO PASSO: Cada freio deve ser lubrificado na sequência correta. O padrão é primeiramente lubrificar o freio mais distante do cilindro mestre, mas existem alguns carros com ordens diferentes. Esta informação está disponível no manual de fábrica ou no departamento de serviço do seu revendedor.

SEXTO PASSO: Coloque a ponta de um tubo fino no parafuso de sangria e a outra em um recipiente. Uma garrafa de refrigerante de 2 litros cairia muito bem aqui. Para evitar que o ar retorne ao sistema por meio do parafuso aberto, segure o recipiente bem acima das pinças de freio.

SÉTIMO PASSO: Com o motor do carro desligado, peça a um amigo ou familiar que bombeie o pedal de freio por diversas vezes até que ele perceba uma resistência sob os pés. O ajudante deve avisá-lo quando o pedal começar a responder plenamente.

OITAVO PASSO: Enquanto o ajudante matém o pé sob o pedal, solte um pouco o parafuso de sangria. O fluido irá passar pelo tubo e o pedal vai começar a soltar.

NONO PASSO: Assim que o pedal tocar o chão, o ajudante deve avisar você. Feche imediatamente o parafuso de sangria. Olhe sob o capô e verifique novamente o nível do reservatório de fluido. Adicione fluido de freio se necessário.

DÉCIMO PASSO: Repita do sétimo ao nono passo pelo menos cinco vezes até que o fluxo de fluido que passa pelo tubo esteja livre de bolhas de ar

DÉCIMO PRIMEIRO PASSO: Repita do sétimo ao décimo passo nos outros três freios seguindo a sequência correta.

DÉCIMO SEGUNDO PASSO: Enquanto o ajudante aplica pressão total no pedal de freio, observe o movimento do fluido no reservatório do cilindro mestre. Se houver uma forte erupção de fluido substancial, isto significa que ainda há bolhas de ar presas no sistema. Você deve repetir o procedimento de sangria para remover o oxigênio. Uma leve agitação no fluido que retornará ao reservatório indica que a troca de fluido foi bem sucedida.

DÉCIMO TERCEIRO PASSO: Verifique se todos os parafusos de sangria foram apertados antes de reinstalar as rodas do carro.

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