Toyota RAV4

Por Lucas Litvay / Projeção: João Kleber Amaral - publicado na edição nº 51 (mar/2012)

Além do novo Corolla, a Toyota trabalha para lançar em 2013 a quarta geração do RAV4, conhecido internamente como projeto 410 A. O desenvolvimento está em fase acelerada e um mock-up branco do SUV também foi apresentado pela empresa aos executivos da marca. Assim como o futuro Corolla, o próximo RAV4 adotará o novo padrão de estilo da marca, cujo principal objetivo é atualizar a linha de produtos da Toyota para atrair um público mais jovem.

Veja a imagem acima e repare como o próximo RAV4 parece maior diante do modelo atual. Não é apenas impressão. Fora o novo desenho, o SUV ficará maior. A distância entre-eixos aumentará em dez centímetros, passando dos atuais 2,66 m para 2,76 m. O crescimento não irá resultar em acréscimo de peso, dizem fontes ligadas à fábrica. O motivo está no maior uso de materiais leves como o alumínio. O atual motor de 2.362 cm3 dará lugar a um novo 2.5, chamado internamentede 2AR-FE. A versão mais barata será equipada com um quatro cilindros 2.0 (3ZR-FE).

Toyota RAV4
Toyota RAV4 atual

A transmissão automática de quatro marchas sai de linha e uma caixa de seis marchas a substituirá. O SUV continuará a ser oferecido nas versões 4x2 e 4x4, e uma opção a diesel será oferecida no mercado europeu. Segundo nossos informantes, o novo RAV4 será apresentado no Japão em novembro deste ano. As vendas começam três meses depois. “Por ser um modelo importado, quando muda lá fora, é trazido para cá imediatamente”, diz uma fonte da Toyota brasileira.