Toyota Etios Cross

por Lucas Litvay / Projeção: João Kleber Amaral - publicado na edição nº 57 (set/2012)

Muito indiano. É assim, de forma clara e direta, que alguns executivos da Toyota brasileira caracterizam o Etios – é claro, não de forma oficial. A novidade tem muitas qualidades e a fabricante apostará em argumentos racionais para convencer o brasileiro a optar pelo Etios ante concorrentes fortes como Gol, Palio e HB20. O discurso, a propósito, está pronto: “Focaremos na confiabilidade da marca Toyota, no espaço interno e no fato de que ele tem motor 1.3 e preço competitivo. Muito próximo ao dos 1.0”, antecipa uma fonte. Mas viver de argumentos racionais é complicado no País. O design tem muito peso na decisão de compra do brasileiro. E as pesquisas com potenciais clientes mostraram isso aos japoneses de forma clara. O brasileiro pediu e a Toyota decidiu atender. No ano que vem, a marca lança uma espécie de Etios Cross. “O projeto inicial não contava com essa versão. Mas concluímos que é fundamental para o sucesso do carro por aqui.”

Só estética

A versão com desenho aventureiro será oferecida apenas na opção hatch com motor 1.5. “Deverá custar um pouco mais que o Etios XLS [a versão topo de linha]”. Ou seja, algo como R$ 42 mil. Não espere por nenhuma mudança mecânica, nem mesmo elevação da suspensão. “As transformações serão estéticas.”

O Etios ganhará adesivos nas laterais e na tampa do porta-malas, rack no teto e máscara negra no farol, além de plástico à mostra nas caixas de rodas e no para-choques dianteiro e traseiro. Além disso, o Etios Cross terá acabamento acinzentado nas rodas de liga leve de 15 polegadas e nos retrovisores externos. Por dentro, espere por detalhes de acabamentos alusivos à série.

Colocamos o Etios frente a frente com o Hyundai HB20 e VW Gol no nosso comparativo. O resultado você confere na edição 58 de Car and Driver.

Edição 58