Hyundai HB20 sedan

Por Gustavo Henrique Ruffo e Lucas Litvay / Projeções: João Kleber Amaral - publicado na edição nº 59 (nov/2012)

Falamos sobre o Hyundai HB20 há bastante tempo, desde bem antes de ele ser lançado. E a maior parte de nossas apostas se concretizou. Seja na aparência do carro ou no modo como ele seria recebido. Apostamos no sucesso e ele já apareceu: mais de 60 mil interessados preencheram o formulário no site HB20.com.br para adquirir o seu. Se todos fechassem o pedido, dificilmente receberiam seus carros este ano. Talvez só em meados do próximo. A oferta não atende a (alta) demanda.

Se o hatch se deu tão bem em tão pouco tempo, o mesmo deve se repetir com sua versão sedã, que começa a ser vendida logo após o lançamento no mês de março, por cerca de R$ 2 mil a mais que o hatch. Ou seja, a novidade partirá de R$ 33.995. Para matar sua ansiedade pela chegada do carro às lojas, faremos sua avant-première agora – e com exclusividade.

Hyundai HB20 sedan

Completaço

Com motor 1.0 de até 80 cv e 10,2 mkgf, a versão Comfort, de entrada, trará ar-condicionado, direção hidráulica, dois air bags dianteiros, computador de bordo e Isofix nos bancos traseiros. Isso tudo por menos de R$ 34 mil. Completo? Bastante, mas ele pode ir além, já que a versão Comfort não traz travas ou vidros elétricos, alarme, desembaçador traseiro ou rodas de liga leve.

A opção Comfort Plus agrega vidros elétricos nas quatro portas, acabamento em tecido nas portas, desembaçador traseiro, chave-canivete, alarme, preparação para rádio e avisos de porta aberta e de chave na ignição. Virá por cerca de R$ 36 mil. Por fim, a versão 1.0 Comfort Style do sedã trará a mais rodas de liga leve, volante com comandos de rádio e regulável em altura e distância, retrovisores elétricos na cor do carro, faróis de neblina, ABS e CD Player. Por pouco menos de R$ 40 mil.

Hyundai HB20 sedan

Quando partimos para o sedã com motor 1.6 de 128 cv e 16,5 mkgf de torque, mais adequado ao porte do carro, a versão Comfort custará R$ 38.995. E só traz a mais do que a versão 1.0 o ABS, de série em todos os modelos equipados com o motor maior, e os retrovisores e maçanetas  pintados na cor do carro, também de série. A Comfort Plus deve custar cerca de R$ 41 mil; a Comfort Style, R$ 45 mil na versão manual e R$ 48 mil na automática. A Premium, exclusiva do motor 1.6,  vem com máscaras prateadas nos faróis, em vez das negras, ionizador no ar-condicionado, rodas de liga leve de aro 15, sensores crepuscular e de estacionamento, revestimento de couro no volante e na manopla, encosto bipartido do banco traseiro e interior bicolor. Com câmbio manual, o sedã deve custar R$ 47 mil. Automático, seu preço pulará para R$ 50 mil. Trata-se da versão mais cara de toda a família HB20. E tão completa que, hoje, não há nada igual na concorrência.

A Hyundai não esconde que, nas clínicas que realizou para aprovar o desenho final do carro, utilizou o Fiat Siena e o Volkswagen Voyage para ouvir os clientes sobre erros e acertos. O três-volumes da Volks, como o Gol para o HB20, serviu de referência para o desenvolvimento do novo sedã. Era o adversário a ser batido, digamos assim. Segundo fontes, a capacidade do porta-malas do Hyundai será próxima de 500 litros. A do Voyage é de 480 litros.

Hyundai HB20 sedan

Terremoto

“Ele é um mini-Elantra”, é a forma como uma fonte ligada à fábrica trata a novidade. A placa será posicionada na tampa do bagageiro e a coluna C terá um caimento suave. Com linhas muito parecidas com as do Elantra, um sedã que conquistou pelo estilo, mas desencantou por preço e equipamentos (tambores nas rodas traseiras, Hyundai?), o sedã do HB20 conservará os vincos interessantes do hatch e suas ousadias de estilo, como os faróis e lanternas que se estendem pelas laterais do carro. Ao contrário dos demais modelos da marca, importados (com exceção do Tucson), a família HB20 tem elementos mais quadrados, usados para dar aos carros da linha uma aparência de maior robustez e de dimensões maiores do que as que eles realmente ostentam. “Será um sedã com preço competitivo, mas com muito status”, diz um executivo da Hyundai envolvido no projeto.

Hyundai HB20 sedan

Com estes conteúdos e credenciais, o volume de vendas estimado pela marca para o sedã pode ser considerado modesto: só 30% do que o hatch vai vender. Considerando que a fábrica de Piracicaba (SP) poderá entregar 200 mil unidades no ano que vem, 60 mil teriam porta-malas saliente. Assim como o hatch, o sedã do HB20 será vendido apenas em revendas que exibem no lado externo um portal azul com a inscrição HMB, de Hyundai Motor Brasil. Serão 200 até o final de 2013. “Não há nada mais moderno no segmento”, diz outra fonte da Hyundai, que vai além: “Se o hatch fez um vendaval no segmento, o sedã fará um terremoto. Pode apostar.” E quer saber? Será outra aposta certeira!