Ford New Fiesta

Por Gustavo Henrique Ruffo e Lucas Litvay - publicado na edição nº 50 (fev/2012)

Quem estava ansioso pelo New Fiesta hatch deve ter sofrido ao ver seu preço, muito acima do de qualquer concorrentes. Ele é uma das opções mais modernas entre os compactos premium, mas o preço afastou compradores. Talvez de propósito, para instigar antes do lançamento do modelo nacional, previsto para o primeiro trimestre de 2013 e certamente mais barato. Mas não pense que o carro terá a mesma aparência. Ele será como mostra a nossa projeção.

Ford Fiesta ST ConceptA reestilização, mundial, será inspirada na que o ST Concept exibiu no Salão de Los Angeles do ano passado. Como se pode notar, a grade em forma de bocão do esportivo será amenizada. Ficará em linha com o que os novos Focus e Fusion já apresentam, com uma travessa mais larga entre a abertura superior e a inferior do para-choque dianteiro. Na traseira, talvez alguma mudança no esquema de luzes da lanterna, mas nada agressivo.

Tanto o hatch quanto o sedã serão produzidos no Brasil e receberão as mudanças de estilo. A data de lançamento dos dois modelos deve ser simultânea. Rumores dão conta de que a produção dos novos New Fiesta será feita em São Bernardo do Campo, deixando Camaçari para o Ka e para o EcoSport, mas não confirmamos a informação. Portanto, o esquema atual, com Ka em São Bernardo do Campo e Fiesta e Eco em Camaçari, pode se manter inalterado. A conferir.

Como o novo Ka matará de uma vez sua versão atual e o Fiesta Rocam, caberá ao New Fiesta ter versões mais em conta para suprir a demanda, por exemplo, pelo Fiesta Rocam 1.6. Uma versão 1.0 do New Fiesta é improvável, como a 1.6 do Ka. O motor de três cilindros deve ser exclusivo do novo compacto, enquanto o Sigma ficará com os modelos maiores da empresa, como New Fiesta, Focus e EcoSport. Uma diferença bem marcante para não haver mais zonas cinzentas entre os modelos.