Fiat X6S

Fotos: Alejandro R.

Uma mula do Projeto X6S, como é conhecido internamente o novo sedã da Fiat, foi flagrada mais uma vez na Argentina. Com “carcaça” de Grand Siena, a unidade foi clicada por um paparazzi dos nossos parceiros de Argentina Autoblog durante testes na cidade de Villa Mercedes, a 700 km da capital Buenos Aires.

Criado para substituir de uma só vez o Grand Siena e o Linea, o X6S será feito na fábrica argentina de Córdoba. A intenção da Fiat é fazer um sedã com qualidade de construção e custo de produção que permitam exportá-lo para a Europa. Uma versão hatch, batizada como X6H, será fabricada em Betim (MG).

Ambos serão feitos sobre uma versão esticada da plataforma 326, usada atualmente pelo Palio. A ideia é fazer com que o X6S chegue próximo dos 2,60 m de entre-eixos do Linea, o que o aproxima de rivais como Chevrolet Cobalt e Honda City.

A mesma base será usada por um novo SUV da Jeep, chamado por enquanto de Jeep Junior, que ficará abaixo do Renegade. Sua tarefa é substituir Palio e Idea Adventure, com direito até a tração 4x4 como opcional.

Tanto o sedã como o hatch terão acabamento melhor e equipamentos bem relevantes, como controles de estabilidade e tração e central multimídia. Na mecânica, trarão o novo 1.3 16V GSE (3 cilindros) com cerca de 105 cv para substituir o 1.4 8V de 88 cv. Os 1.6 e 1.8 E.TorQ continuam e este último ganha opção de câmbio automático de 6 marchas.

Fiat X6S