vw up!

por Luiz Guerrero

Considerado o “novo Fusca” pelo presidente da VW do Brasil, Thomas Schmall, oUp! será uma das atrações – talvez a maior – da marca no Salão do Automóvel (24de outubro a 4 de novembro, em São Paulo). A mostra do Parque Anhembi será ogrande termômetro para a marca medir a reação do público antes de colocar anovidade nas lojas, em dois anos. O Up! será feito no Brasil, na unidade de Taubaté (SP), e não começa a circular antes de 2014. 

Um lote de carros importados da Alemanha, no entanto, já desembarcou em São Bernardo do Campo (sede da VW brasileira) para os primeiros testes de desenvolvimento e também para clínicas com futuros compradores. Os cerca de dez carros da primeira remessa, alguns camufl ados e outros com cores vivas, já circulam nas alamedas internas da fábrica e logo devem ganhar as estradas para os testes de campo.

Até onde se sabe, apenas a versão quatro portas do Up! será fabricada no Brasil. O carro será o modelo de entrada da VW, posição hoje assumida pelo Gol, e marcará a renovação da linha da empresa. Segue o mesmo conceito de pequeno por fora e grande por dentro que consagrou modelos como Fiat Uno, Honda Fit e VW Fox e terá motor 1.0. Se fosse lançado hoje, custaria cerca de R$ 25 mil reais.