Novo Fiat Siena Projeção: João Kleber Amaral

Por Gustavo Henrique Ruffo   Projeções: João Kleber Amaral

 

Parece aquela piada da mulher bonitona pedindo carona na estrada. Assim que algum babão para, ela chama o resto da família para ir embora com ela. Com a chegada do novo Fiat Palio, todo mundo vai esperar pelo resto da família, composta hoje por um sedã, o Siena, uma perua, a Palio Weekend, e uma picape, a Strada. Só que dessa vez a carona será diferente. De novos, mesmo, apenas Palio e Siena, com a mesma plataforma do Uno, só que esticada. Pelo menos por enquanto.

 

Novo Fiat Siena Projeção: João Kleber Amaral

A esticadela, no caso do Palio, foi de 4 cm, que tem 2,42 m de entre-eixos, contra os 2,38 m de entre-eixos no Uno. No Siena, ele será bem maior, chegando a 15 cm, ou 2,53 m de entre-eixos, o máximo a que a superplataforma da Fiat poderia chegar sem compromissos, como Giancarlo Bertoldi, ex-diretor de engenharia da Fiat, nos disse na C/D 32. Tudo para que o novo sedã compacto da marca seja capaz de enfrentar Honda City e os novos Nissan Versa e Chevrolet Cobalt, que você conheceu em detalhes na edição 47.

Motores

No que se refere a motores, o Siena acompanhará o Palio e vai oferecer opções de motor 1.4, 1.6 e 1.8, já que o carro provavelmente lidaria mal com um motor 1.0, por ser maior e mais pesado que o modelo atual. A inclusão do motor 1.8 no pacote confirma o que você pensou: com o novo Siena, o Linea está marcado para morrer. Quanto às transmissões, ele manterá as opções manual e Dualogic de cinco marchas.

Quadro de instrumentos do Novo Fiat Siena

Quando chegar às lojas (a previsão é abril), o novo Siena terá mais diferenças em relação ao Palio. A dianteira, por exemplo, é completamente diferente da do hatch. Os faróis lembram um pouco os da Fiat Idea atual, porém mais angulosos. O interior também será mais sóbrio e sofisticado, como convém a um sedã, contudo o maior trunfo do carro será o porta-malas, algo em que o modelo atual já se destaca. Os 500 litros de capacidade de porta-malas do Siena hoje nas lojas serão mantidos, já que a capacidade de carga nunca foi uma reclamação dos clientes.

Painel do Novo Fiat Siena