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Fotos: Divulgação

No último Salão de Paris, em setembro do ano passado, a Honda encantou o público com o protótipo do novo Civic Type R. Agora, em Genebra (Suíça), chegou a hora dos japoneses apresentarem a versão definitiva da nova geração do hot hatch que encanta corações há 20 anos.

Como já era de se esperar o design invocado conta com um pacote aerodinâmico de respeito, com a gigantesca abertura no capô, a enorme asa traseira, rodas de 20’’ de alumínio e a saída tripla do escape. Mas o que impressiona mesmo é o motor VTEC: o 2.0 turbo de quatro cilindros é o mesmo da geração anterior, mas recalibrado para oferecer nada menos que 320 cv e 40,7 mkgf de torque. Para a felicidade dos puristas o câmbio é manual de cinco marchas e conta com um sistema que sincroniza a rotação do motor no nível ideal para que as trocas sejam mais suaves e rápidas.

Segundo a Honda, o uso de aços de altíssima resistência e adesivos estruturais deixou o novo Type R 45% mais rígido do que o seu antecessor, além de 16 kg mais leve. Um sistema Drive Select – são três modos disponíveis (Comfort, Sport e +R) que mudam as respostas do volante e do acelerador – e freios Brembo com discos perfurados de 350 mm na frente e 305 mm atrás completam o pacote.

Os dados de desempenho ainda são um mistério e só devem ser divulgados nas próximas semanas. Fabricado na Inglaterra, o novo Honda Civic Type R começa a ser vendido no segundo semestre – no Brasil espere no máximo pela versão Si. 

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