Aguará

A equipe paraguaia da usina hidroelétrica de Itaipu apresentou o primeiro carro elétrico do Paraguai: o Aguará, nome guarani do Lobo-guará. Os alunos do último ano de engenharia da Universidade Católica do Alto Paraná desenvolveram o projeto, liderados por Enzo Torres, engenheiro de Itaipu, para uso em fazendas e terrenos acidentados - por isso a carroceria de jipe. Construído apenas com peças disponíveis dentro do Mercosul, o protótipo foi um dos destaques da feira agropecuária Expo Paraguai 2012.

Com uma mecânica similar a da Ford Ranger, o veículo pesa 1.500 kg e é equipado com dois motores elétricos que geram 55 cv de potência. Sua autonomia é de 210 km, levando oito horas para fazer carregar suas baterias por completo ou 30 minutos para uma recarga rápida.

Segundo César Vega, um dos responsáveis pelo veículo, o conforto foi uma das principais preocupações na criação do Aguará. "Este carro é cômodo porque é muito mais amplo do que qualquer outro carro", disse Vega. O console central é feito com fibra de carbono e possui um sistema multimídia.

O Aguará pode ser produzido junto com a Fiat, que possui uma parceria com a usina de Itaipu para a fabricação de carros elétricos no Paraguai. Confira a apresentação do veículo no vídeo: