Foto: Divulgação

Pela primeira vez na história o Grupo Volkswagen ultrapassa a Toyota e assume o ranking como a maior montadora do mundo. O conglomerado alemão emplacou 5,04 milhões de unidades na primeira metade do ano, número ligeiramente maior que o da marca japonesa (somando com a Daihatsu Hino), que vendeu 5,02 milhões de veículos no mesmo período.

Os dados, porém, revelam números menores comparados ao primeiro semestre de 2014. As vendas da Volks registram queda de 0,5%, enquanto a Toyota tem baixa de 1,5%. A situação é a mesma com a terceira colocada, General Motors, uma vez que suas vendas globais cairam 1,2% - para 4,86 milhões de unidades.

Historicamente, a General Motors dominou o ranking por décadas, até ser ultrapassada pela Toyota em 2008. Os americanos conseguiram retomar a ponta em 2011, quando o Japão sofreu com um tsunami devastador. Logo no ano seguinte, a Toyota retomou o primeiro lugar e se manteve por lá até agora travando uma disputa ferrenha com a Volkswagen. Em 2014, os japoneses fecharam os 12 meses com 10,23 milhões de unidades vendidas, enquanto a VW emplacou 10,14 milhões.