Ford EcoSport

Por Marcelo Moura // Fotos: Leo Sposito e Renato Durães

Em julho de 2014 o EcoSport reinava soberano no segmento de SUVs – emplacou 5.288 unidades naquele mês. Um ano depois, o modelo viu sua vida mudar do vinho para a água. Segundo dados da Fenabrave, fechou julho de 2015 com apenas 2.890 unidades vendidas e o quarto lugar no segmento – pelo segundo mês consecutivo –, atrás dos recém-chegados rivais Honda HR-V, Jeep Renegade e do já conhecido Renault Duster. Mais do que os números absolutos, a participação de mercado definhou: em doze meses, foi de 20% para 10%.

Mas nada disso parece afetar a Ford. Ao contrário do que muitos esperavam – inclusive nós, admitimos – a marca tem se virado bem sem a força de um dos seus maiores protagonistas. Em julho do ano passado a Ford registrou 25.437 carros e comerciais leves emplacados. Em julho de 2015, mesmo com o mercado brasileiro em crise, esse número subiu para 26.239 unidades. A participação de mercado também cresceu na mesma proporção: de 9,09% para 11,96%.

KA + KA+

O aumento nas vendas tem uma explicação simples: o bom resultado do Ka. O compacto registrou 9.281 unidades vendidas no último mês, números próximos de tubarões como o HB20 (9.462). A versão sedã (batizada de Ka+) também deu uma força, com 4.133 unidades.

Ford Ka

Já a escalada na participação de mercado tem outro fator importante: a queda monstruosa de Fiat, Volkswagen e GM. Enquanto a Ford faz parte do grupo que pouco foi afetado pela crise do setor. as três líderes do mercado perderam, cada uma, pelo menos 15 mil unidades em vendas na comparação julho/14 e julho/15 - Veja mais no ranking abaixo. Essa “redistribuição” do mercado fez com que várias marcas subissem consideravelmente sua participação mesmo aumentando pouco ou até caindo nas vendas.

CRISE OU OPORTUNIDADE

Considerando as nove marcas mais vendidas, apenas Ford e Honda registraram aumento nas vendas no período. Já Hyundai, Toyota, Renault e Nissan cresceram em participação de mercado, mas caíram no número de unidades vendidas. Confira abaixo quem subiu e quem desceu.

Julho/15

1º Fiat – 38.105 unidades (17,37% de participação de mercado)

2º VW – 31.166  (14,20%)

3º GM – 30.831  (14,05%)

4º Ford – 26.239  (11,96%)

5º Hyundai – 18.638  (8,49%)

6º Toyota – 16.542  (7,54%)

7º Renault – 15.895  (7,24%)

8º Honda – 12.331  (5,62%)

9º Nissan – 5.490  (2,50%)

Julho/14

1º Fiat – 58.775 unidades (21,01% de participação de mercado)

2º GM – 50.197  (17,94%)

3º VW – 48.823  (17,45%)

4º Ford – 25.437  (9,09%)

5º Hyundai – 21.474  (7,68%)

6º Renault – 17.977  (6,43%)

7º Toyota – 17.698  (6,33%)

8º Honda – 10.973  (3,92%)

9º Nissan – 5.855  (2,09%)