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Fotos: Divulgação

A General Motors confirma os preços e as versões da segunda geração do Chevrolet Cruze. Os valores variam entre R$ 89.990, na versão LT, e R$ 107.490 (LTZ+). Além delas há também a intermediária LTZ, que sai por R$ 96.990. As vendas começam em junho.

O grande destaque do novo Cruze é o motor 1.4 turbo com injeção direta, capaz de despejar 153 cv e 24,5 mkgf de torque, que substitui o 1.8 de 140 cv. Assim como na antiga geração, há apenas a opção de câmbio automático – de seis marchas, que foi recalibrado.

Com o novo motor e a renovada transmissão automática de seis marchas, a GM falava em “consumo de popular” para o novo Cruze. Segundo o Inmetro, as médias com etanol ficam em 7,6 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada - 11,2 km/l e 14 km/l, respectivamente, quando abastecido com gasolina.

Outra novidade importante é a nova plataforma D2XX, modular para carros de tração dianteira da GM, e que teve o desenvolvimento chefiado pelos alemães da Opel. Apesar da nova arquitetura, os sistemas de suspensão são os mesmos: McPherson na frente e eixo de torção atrás. Não espere, portanto, o refino de Focus e Civic na absorção de impactos, por exemplo. 

A nova base também permitiu que o Cruze crescesse, principalmente para dar mais espaço ao pessoal que vai atrás, uma das grandes falhas do modelo atual. São 6,8 cm a mais no comprimento, sendo 1,5 cm só no entre-eixos e 5,1 cm a mais na área dos joelhos de quem senta no banco traseiro. 

Tal qual um adolescente na puberdade, o Cruze perdeu peso ao mesmo tempo em que ficou maior. O que é notável para um carro médio, que não usa materiais exóticos como alumínio ou fibra de carbono em sua construção. Só a carroceria perdeu 24 kg, enquanto 20 kg foram reduzidos no motor e outros 11 kg economizados na transmissão. No total, o novo sedã médio é 113 kg mais leve que o antecessor.

Entre os itens de segurança estão os freios ABS com EBD, controle de estabilidade, air bags frontais, e sistema de fixação Isofix. Sistema OnStar – que estreou recentemente no Brasil – e segunda geração do MyLink também estão no pacote. Confira na galeria acima os equipamentos de cada uma das versões.

Curioso? Car and Driver já andou no novo Cruze. E contamos cada detalhe para você.

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