nissan

O presidente da Nissan, Carlos Ghosn, revelou ao jornal Estado de São Paulo que a fabricante irá produzir um popular no País em 2014. Sem citar o March - foto acima -, compacto que será produzido na unidade de Resende (RJ), ficou no ar a dúvida se a marca terá um outro carro mais barato em sua linha de produção nacional. Enquanto o March é vendido por R$ 27.790, este outro modelo poderia competir na faixa de R$ 23 mil, onde atualmente figura o Mille e futuramente haverá opções como o VW Up!.

Ainda segundo Ghosn, a produção brasileira da Nissan irá se dedicas aos carros compactos, enquanto os médios continuarão fabricados no México, que terá a capacidade da planta ampliada.


Nissan no Brasil

As operações da nova fábrica da Nissan no Brasil devem iniciar no primeiro semestre de 2014 e gerar até 2 mil postos de trabalho diretos e indiretos,  e pelo menos o dobro considerando toda a cadeia de abastecimento e comunidade envolvida. 

O objetivo da Nissan é se tornar a marca asiática líder da indústria automotiva no Brasil – e atingir pelo menos 5% do mercado no país, até 2016. Com a futura planta, a montadora aumentará sua capacidade  de produção no país, atualmente em 59 mil unidades por ano na fábrica da Renault, sediada em São José dos Pinhais, no Paraná. 

Nos últimos dez anos a Nissan vem expandindo a presença de seus veículos nos países do BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China -, com um crescimento que passou de pouco menos de 50 mil unidades para cerca de 1,2 milhão de unidades, até o final do ano fiscal de 2010.