fechar X

Fotos: Divulgação e Raphael Panaro

A Nissan iniciou hoje (30) a construção de uma nova unidade localizada dentro da histórica fábrica da parceira Renault em Santa Isabel, na Argentina. A nova linha de produção será a responsável por montar três picapes: a nova geração da Frontier (que atualmente é feita apenas no México) e as inéditas Renault Alaskan e Mercedes Classe X.

Fruto de um investimento de US$ 600 milhões, a nova fábrica deve começar a funcionar em 2018. Serão mil operários trabalhando durante os turnos de operação e mais dois mil empregos indiretos criados através da rede de fornecedores.

MERCEDES?

Mercedes Classe X

Sim, você não leu errado acima. Além dos modelos das parceiras de longa data Renault e Nissan, a fábrica de Santa Isabel também vai fabricar a primeira picape da Mercedes, que fez uma coligação pontual e se juntou ao time. Feito com base na nova Frontier, o novo modelo terá como principais mercados o Brasil, Argentina, África do Sul, Austrália e Europa. Por ora os Estados Unidos estão fora do jogo – segundo a Mercedes, a Classe X, com porte médio e capacidade para carregar em torno de uma tonelada, não conseguiria tomar mercado das picapes “full-size”, queridinhas dos americanos.

A versão topo de linha terá motor V6 3.0 turbodiesel de 258 cv – já usado em outros modelos da marca, como o GLE 350d –, que trabalha em conjunto com câmbio automático de sete marchas e tração integral 4Matic. Um protótipo já foi apresentado no fim do ano passado durante um evento na Suécia.  A expectativa é que a versão final dê as caras no Salão de Frankfurt, em setembro.

Leia também
Comente!*