Hyundai Creta

Fotos: Divulgação

Como adiantado por Car and Driver há alguns meses, a Hyundai confirma oficialmente que seu novo SUV compacto será produzido na fábrica de Piracicaba, no interior paulista. A novidade fica por conta do nome: enquanto todos apostavam que o modelo seria batizado no Brasil como ix25 (nome patenteado em 2014 pela Hyundai), a marca crava que ele receberá o nome Creta, como já é chamado na Índia e na Rússia. O lançamento no País está programado para 2017.

O SUV nacional terá algumas mudanças no design em relação ao Creta vendido lá fora. Segundo a Hyundai, as alterações visam adaptar o carro ao gosto do consumidor brasileiro. O modelo definitivo será apresentado oficialmente no Salão de São Paulo, em novembro.

Hyundai Creta

Com HR-V, Renegade e companhia na mira, o Creta é ligeiramente maior que a concorrência: são 4,27 m de comprimento, apenas 5 cm mais curto que o Duster, enquanto o entre-eixos é só 1 cm menor que o rival, com 2,59 cm. O design, com capô alto e linha de cintura ascendente, ajuda na sensação de grandeza.

O peso, porém, é baixo, na faixa dos 1.200 kg. E isso é importante já que o motor será o mesmo 1.6 de 128 cv e 15,4 mkgf que está na linha HB20. Como você viu aqui na C/D, o Creta também tem o bom acerto dinâmico da linha HB20, apesar de impor menos emoção que o hatch. 

Hyundai CretaTeaser oficial do Hyundai Creta nacional