Uno Sporting

Por Henrique Rodriguez // Fotos: Divulgação

De olho em um carro pequeno e acessível, mas que fuja da monotonia? O Fiat Uno Sporting se encaixa na sua busca. Tem motor 1.4, é barato de manter, as unidades 2013 pouco rodadas são encontradas facilmente e os preços variam entre R$ 25 mil e R$ 30 mil, ou seja, menos que o Mobi zero.

Como é a versão mais cara do Uno (hoje, custa R$ 44.840), você não terá dificuldade para encontrar um modelo bem completo, com computador de bordo e rádio Bluetooth – em 2013, air bags e ABS já eram de série. Ainda tem rodas aro 15”, faróis com máscara negra, aerofólio, ponta do escape cromada e spoiler no para-choque traseiro. Por dentro, volante revestido de couro e detalhes na cor laranja são exclusivos da versão.

E não desdenhe do motor 1.4 8V Evo de modestos 88 cv. Embora seja o mesmo dos outros Fiat, o Uno Sporting tem câmbio mais curto, o que lhe dá agilidade. A suspensão também é diferente, 2 cm mais baixa e mais firme graças à barra estabilizadora de maior diâmetro. Ao contrário dos outros Uno, este é realmente bom de dirigir.

Uno Sporting

FIQUE LIGADO

Embreagem: algo crônico dos Fiat é a embreagem que dura pouco. Se o carro trepida ao sair, é quase certo que você terá de trocá-la.

Barulho: ruídos de plásticos mal encaixados e do próprio motor invadem a cabine com facilidade.

+ É mais ágil que os outros Uno e tem design mais atraente, sem ser muito caro de manter

- Espaço interno é limitado e não tem vidro elétrico traseiro

RG DO CARRO

Motor: Dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.4 8V, flex, aspirado

Potência: 88 cv a 5.750 rpm 

Torque: 12,5 mkgf a 3.500 rpm 

Transmissão: Manual de cinco marchas

Porta-Malas: 280 litros

IPVA: R$ 1.150