Chamada Compra Certa

Publicado na edição nº 54 (jun/2012)

Compra certa
Clique na imagem para ampliar

Compra Certa

Nada como ser solteiro e ter uma boa grana para gastar em um carro novo. Você está procurando um modelo estiloso, bacana de dirigir e que não seja caro de manter, certo? Beleza! Então, o seu carro é o Ford New Fiesta Hatch. Além de ser divertido ao volante e exibir um design que chamará a atenção da galera quando você parar na porta da balada, o Ford não destrói o seu bolso.

Ele pode não ser tão bem equipado quanto o Hyundai i30 e o Peugeot 308 – os outros dois bons hatches nos quais você deve ficar de olho –, porém é o mais barato: custa R$ 46.700. O New Fiesta vem com ar-condicionado, rodas de liga-leve de 15 polegadas, vidros e  travas elétricos e sistema de som com CD e MP3.  Por R$ 49.200 ele traz tecnologia Ford Sync, sistema  que lê as mensagens que chegam ao seu celular. A conexão acontece via Bluetooth e você comanda tudo pela voz. E ainda existe entrada para iPod. Os comandos ficam no volante, que tem uma boa pegada.

Preocupado com o seguro? Esse é outro ponto em que o Ford se sobressai. A diferença de valor em relação ao i30, por exemplo, chega a R$ 1.267,18.  Além disso, o New Fiesta tem desvalorização baixa. Após um ano de uso, o valor do modelo cai em apenas 5,3%. O Peugeot 308 se desvaloriza em 8,3%, enquanto o Hyundai i30 perde mais de 12% do valor em 12 meses. Em compensação, quando o papo é revisões, o New Fiesta Hatch sai da estrada. Os valores de suas revisões são (levemente) mais altos – a soma do que se gasta até os 30 mil km é de R$ 832. A do Peugeot fica um pouco abaixo: R$ 799.  A do i30 é ainda menor: R$ 622,33. Em compensação, as peças do Ford são mais baratas que as do Peugeot. Neste quesito, a propósito, o i30 é, novamente imbatível. Só que o hatch da Ford dá o troco com o tamanho da sua rede de concessionárias. São 375 diante de 203 da Hyundai e 165 da Peugeot.

Compras do mês

Nem precisa de fita métrica: basta olhar para as imagens destas páginas para deduzir que o Fiesta tem o menor porta-malas e o espaço interno mais justo dos três.  Mas você que é solteiro não está preocupado em carregar a mala da sogra ou as compras do mês. Então, vá de Fiesta. Ele é um bom negócio e você ainda tem a garantia de que vai se dar bem na noite e ter diversão (ao volante) todos os dias.

Compra Certa

Compra Certa

O segundo colocado é o Hyundai i30. Pelo valor de R$ 54.250 ele vem com air bag duplo, ABS, controlador de velocidade, CD-Player, rodas de liga-leve de aro 17, farol de neblina, ar-condicionado e sensor de chuva. A Hyundai tem os valores mais baixos de revisão. São R$ 622,33 gastos até 30 mil km. Outros atrativos são a garantia de cinco anos, enquanto os concorrentes oferecem apenas três, e o baita motor 2.0 de 145 cv, só a gasolina. A cesta de peças do coreano também é a mais em conta: R$ 2.589,97. Contudo, o seguro é bem mais alto: fica em R$ 2.319,45. Mas fique de olho: ainda este ano o i30 muda de geração. Pense que você pode pedir mais desconto ao vendedor e levar para casa um carro cheio de qualidades.

Compra Certa

Após cinco anos de seu lançamento na Europa, o 308 chegou ao Brasil exibindo um desenho que agrada. É difícil rodar com ele e passar despercebido. O problema é que seus altos valores também são chamativos. O 308 não venceu nenhum quesito avaliado. Ele não é o mais caro, R$ 53.990, porém sua cesta de peças custa R$ 3.026,50. Além disso, tem o valor mais alto no quesito carro na rua. A revisão foi a segunda mais barata, R$ 799, mas o número de concessionárias é pequeno perto da rede da Ford (165, contra 375). Então ele é um mau negócio? Nada disso. O Peugeot tem conjunto mecânico refinado e vem com dois air bags, ar-condicionado, vidros e travas elétricos e rodas de aro 16.

Compra CertaO filé

O Fiat 500 Sport, que conta com motor 1.4 MultiAir de 105 cv, não tem nada de racional. Custa mais que um Punto e sua desvalorização após um ano de uso é alta. Em compensação, poucos tratarão sua alma tão bem.