Por Cauê Lira // Fotos: Leo Sposito e Cauê Lira

É difícil tirar os olhos dele. Suas curvas são fluidas, o desenho é distinto e sua imponência passa aquele ligeiro sentimento de “quero um”. Este trecho é a breve descrição do Honda Civic Si. Tão atrativo que, por um momento, esqueço que a diversão está dentro da cabine.

Acomodo-me nos bancos do laranjão. A posição de dirigir é baixa, e os belos assentos esportivos possuem detalhes vermelhos que reforçam as características indomáveis do Si. O ronco do motor 2.4 aspirado é alto e grave como as linhas de baixo de Cliff Burton em seus tempos de Metallica. O recado de boas vindas que qualquer Viciado em Carro adora escutar.

HONDA CIVIC SI

  • + Design, motor, direção, personalidade

  • -  Preço, espaço interno

  • A continuação de um legado invejável, mas cobra caro por isso

O modelo é feito no Canadá, onde quase um quarto da população fala francês. Partindo disso, em minhas primeiras aceleradas, percebo que suas relações mecânicas – como engates e peso da embreagem – lembram sensivelmente o Citroën DS3. Mas a lembrança se esvai assim que o acelerador vai de encontro ao assoalho. São 208 cv e 24 mkgf alcançados já nas 4.400 rpm. O estrondo do motor invade a cabine após o som agudo dos pneus patinando. É como se o conjunto estivesse te cutucando e dizendo “vai, me acelera!”.

ÁS DE ESPADAS

Apesar da harmonia e do motor tecnológico, o Civic Si vai de 0 a 100 km/h em 8,1 s, ante 7,7 s da geração anterior. Se você é um obcecado por números, entendemos que essa informação vai te fazer torcer o nariz. Se você se preocupa com outras coisas, garantimos que esses 0,4 s são irrelevantes para os níveis de endorfina - hormônio responsável pelo prazer - em seu cérebro. Sua suspensão é firme e a estabilidade é elogiável, deixando as curvas mais ousadas.

Ter um Civic Si é a certeza de que você será o centro das atenções na rua. No final das contas, o design é implacável, mesmo quando visto do retrovisor de um Golf GTI - 1,5 s mais rápido no 0 a 100 km/h. Mas a brincadeira é cara: o cupê custa R$ 124 mil, cerca de R$ 12,000 a mais que o rival da Volkswagen 1,5 s mais rápido. Se você procura estilo e exclusividade, o Si é a Compra Certa. Se quer desempenho, dê uma chance ao alemão. Confira o duelo entre os dois devoradores impiedosos de pseudo-esportivos clicando aqui.