Segredo! Saiba tudo sobre o novo ASX

Mitsubishi prepara revolução na linha do crossover para 2017

Por João Anacleto // Projeção: João Kleber Amaral // Flagras: Paultan.org

Seis anos após seu lançamento no Brasil o ASX começa a perder o terreno que conquistou nos três primeiros anos de vida. Entre os SUVs considerados médios, ele vende menos que o Toyota SW4, Hyundai ix35 e que o irmão maior Outlander, reestilizado recentemente. Contudo, a marca prepara um próximo passo ousado para ele, em especial no desenho. A linha 2018 ganhará traços semelhantes ao conceito XR-PHEV, mostrado pela primeira vez no Salão de Tóquio de 2013 e atualizado para o Salão de Genebra de 2015.

Toda a dianteira será reformulada. Saem os faróis largos e bem frontais e entram peças com luzes de LED colocadas na diagonal, acompanhando o largo friso cromado que se estende até a grade do radiador e base do para-choques, como se fosse um golpe de espada em Z.

Nas laterais, o ASX dá mostras de que definitivamente perdeu o jeito de carro manso, com uma linha de cintura mais ascendente e um recorte bem marcado por um friso e para-lamas anabolizados. A coluna C também ficará marcada pela simplicidade do desenho com ângulos mais agudos do que a suavidade da linha atual.

Feito sobre uma nova plataforma, que deve abrigar também uma versão híbrida e outra elétrica, o Mitsubishi terá entre os pontos altos a tecnologia a bordo. Sistemas de detecção de pedestres e de ponto cego, aviso de colisão e controlador automático de velocidade inteligente estarão na nova geração. Nas versões mais caras, ele contará com uma espécie de painel com leitor de placas, que indica e alerta o motorista onde deve controlar a velocidade e fazer desvios.

Como os sistemas híbrido e elétrico devem demorar a chegar ao Brasil, e ainda mais serem produzidos ou montados aqui, você pode esperar um conjunto de motor e câmbio igual ao que equipa a versão atual, com o 2.0 aspirado de 160 cv e câmbio automático do tipo CVT. A estreia do novo ASX deve acontecer no segundo semestre do ano que vem como linha 2018.

RELAÇÃO CONCEITUAL


A dianteira do novo ASX é totalmente inspirada no conceito XR-PHEV, um carro híbrido plug-in que se une a um motor 1.1 turbo de 132 cv, e que antecipou as ambições da Mitsubishi com seus futuros SUVs. Além do desenho, o protótipo finca os pés na questão ambiental e traça o caminho para ter pelo menos 20% de sua produção total voltada para veículos híbridos, como o futuro ASX inspirado no XR-PHEV, e 100% elétricos.

OLHA ELE AÍ


A novidade já está em testes nos Estados Unidos, rodando com bastante camuflagem, em especial na traseira, que, se seguir o desenho do conceito que a inspirou, será bem radical. Repare o formato dos faróis na dianteira e como o para-choques dianteiro é bem pronunciado, formando um bico à frente. O flagra é do site Paultan.org

Compartilhe esse conteúdo



Comentários