Michelin lança novo pneu para superesportivos

Composto Pilot Sport 4 S foi melhor que os concorrentes em testes independentes

Fotos: Divulgação | Texto: Marcelo Moura

Lamborghini Gallardo, Nissan GT-R, Jaguar F-Type SVR e Porsche Cayman foram algumas das “cobaias” escolhidas pela Michelin para lançar no Brasil o Pilot Sport 4 S, pneu com foco no mercado de esportivos e superesportivos. Se os carros eram imponentes, o local escolhido pela marca francesa para os testes com jornalistas de toda a América do Sul também não podia deixar a desejar: o Autódromo de Velo Città, localizado em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, e homologado pela FIA.

Para virar referência no segmento de alto desempenho, a Michelin aposta no uso de uma nova tecnologia chamada Bi-Compound’, que consiste na aplicação de dois tipos diferentes de borracha na banda de rodagem – uma especial no lado interno voltada para melhorar a ação no molhado, e outra do lado externo focado na aderência no seco.

Segundo testes do TUV Sud, instituto independente alemão que certifica a qualidade de milhares de produtos vendidos em todo o mundo, o Pilot Sport 4 S apresenta resultados melhores que seus concorrentes diretos. Em média, um carro equipado com o pneu da Michelin foi 1s mais rápido quando comparado ao mesmo carro equipado com o composto equivalente dos rivais em um circuito de 2.600 metros.  O Pilot também freia até 1,3 metros antes em piso molhado, e 2 metros mais cedo em piso seco. Outro teste positivo foi a durabilidade 27% maior.

Michelin Pilot Sport 4 S

Nos testes realizados em um chuvoso Velo Città o composto mostrou boa aderência e confiabilidade em qualquer tipo de situação. A diferença em relação aos rivais pode ser vista em um circuito de cones onde um Mercedes C180 usando o Michelin enfrentou um “irmão gêmeo” calçando pneus da Continental. Apesar de os dois apresentarem bons resultados, o Continental escorregava mais nas curvas fechadas.

O novo Michelin Pilot Sport 4 S já está disponível em toda a América do Sul. São 34 dimensões diferentes nos aros  19’’ e 20’’. Entre os carros que saem com o pneu direto da fábrica estão o Mercedes-AMG E43 e E63, Porsche Panamera e 718 Cayman, além da Ferrari GTC4Lusso.

Michelin Pilot Sport 4 S

Compartilhe esse conteúdo



Comentários