fechar X

Por Henrique Neves // Fotos: Divulgação

As mudanças no Audi A3 Sedan deixaram o carro com aparência um pouco mais moderna: olhe de frente e você achará que está vendo um A4. O topo de linha Ambition traz novos design de faróis, lanternas e para-choques. A grade Singleframe foi ampliada e, com isso, os contornos ficaram mais nítidos. Na traseira, novos desenhos das luzes horizontais e da linha de separação acima do difusor. As rodas da versão agora têm cinco raios. O que permanece: o teto solar panorâmico Open Sky e os espelhos retrovisores eletricamente ajustáveis, aquecíveis e rebatíveis.

Mas a grande mudança está dentro e não fora do carro.  O destaque ficou por conta do Audi Virtual Cockpit, uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados. Com isso a Audi passa a ser a primeira fabricante a incluir o painel de instrumentos digital no mercado brasileiro em um compacto premium.

Audi A3 Sedan

MMI

O Virtual Cockpit está disponível opcionalmente e reproduz as funções da central MMI no cluster. O sistema é tendência entre os modelos do Grupo Volkswagen, mas, por enquanto, está disponível apenas para algumas versões, como no novo Tiguan que chega ao Brasil em 2018: você pode concentrar as informações que você quer no cluster – do tradicional velocímetro e o conta-giros em primeiro plano ou outras funções como o sistema de navegação, telefone e o Audi Connect. O tamanho e nitidez na tela no modo de GPS impressionam.

220

O modelo passa a contar também com volante e alavanca de setas semelhantes às do A4, novos difusores de ar, console central com mudança nos botões de acesso ao sistema MMI e duas entradas USB. Todas as luzes internas são agora de LEDs.

 A versão Ambition é equipada com motor 2.0 TFSI de 220 cv de potência e 35,7 mkgf de torque entre 1.500 e 4.400 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h, segundo o fabricante, é feita em 6,9 s e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Durante os quase mil quilômetros que rodamos com o A3 Sedan, ele se mostrou rápido nas retas, e seguro nas curvas. Pegar estrada é prazer garantido. O câmbio S tronic de seis velocidades e dupla embreagem faz bela parceria com o motor.

Os preços da versão topo de linha partem de R$ 156.190.

Audi A3 Sedan

Leia também
Comente!*