Nomes

Por Jared Gall

O ano passado foi o fim da linha para o Mercedes Classe M. Não há mais GLK. GL e SLK também desapareceram. Ou melhor, eles continuarão por aí, mas os emblemas mudam na medida em que a Mercedes renova as nomenclaturas. Os SUV agora são todos GL, separados pelas classes principais A, C, E e S. O GLK virou GLC, o M é GLE e o GL é GLS. O SLK se tornou o SLC. Muita gente ainda usa os nomes antigos da Infiniti. "QX70 é o FX, né?". Na verdade, as fabricantes arriscam perder a identidade dos modelos com esse rebatismo global e irrestrito em suas linhas.

Computamos a idade dos modelos para saber quais têm os nomes mais longevos, e se esse número tem a ver com envelhecimento e reconhecimento que os acompanha. Aparentemente, em alguns casos, há um preço extra associado a um nome de linhagem mais antiga.

Nomes

Nomes

COMO FOI FEITO O LEVANTAMENTO

Os nomes dos carros geralmente são usados até mesmo antes de seu lançamento. O Nissan GT-R é um exemplo. Mas embora um grupo seleto de nerds — no qual nos incluímos — saiba da existência do carro em outros mercados, datamos os nomes de acordo com seu desembarque no país de origem e, para simplificar o levantamento, ignoramos todos os intervalos de produção. Nos casos em que o nome apareceu primeiro como versão — como o Renegade, que era um pacote opcional do Jeep CJ — contamos a partir do ano em que ele despontou como um modelo independente.

CURIOSIDADES E NOTAS

- O nome Sierra apareceu pela primeira vez no dicionário da GM como pacote opcional Sierra Grande, em 1972. Em 1975, a versão de entrada das picapes GMC se chamava Sierra e a Sierra Grande vinha logo acima. O nome foi reconhecido como modelo em 1988

- Os primeiros Mustang são normalmente identificados como ano/modelo 1964/65. No entanto, em muitos registros, os primeiros Mustangs são todos oficialmente modelos 1965.

- Anos antes do Odyssey e do Pilot se tornarem carros de família, eles eram karts insanos. O Odyssey fez sua estreia em 1977, com motor 250 cm³ de dois tempos aumentado para 350 cm³ em 1985. Foi substituído pelo Pilot 400 em 1989. O Odyssey transformou-se em minivan em 1995, e o Pilot em crossover em 2003.

- A sexta geração do Toyota Corolla (1987-1992) era conhecida internamente como E90, antecedendo o BMW Série 3 E90 (2006-2013) em quase duas décadas