Por Fernando Miragaya // Henrique Rodriguez // Raphael Panaro

Mercedes, BMW, Audi, Land Rover, Volvo. Em comum, elas são o sonho de consume de quem curte carro. Seus modelos esbanjam elegância, conforto, segurança. Mas tudo isso tem preço: e é alto. Elas cobram caro por seus 0 km. A boa notícia é que, pelo valor de compacto nacional novo, você pode levar um carrão desse seminovo.

Garimpamos os melhores usados premium e mostramos a você quanto custa não só compra-los, mas também mantê-los. São 18 seminovos das cinco marcas com, no máximo, seis anos de uso e preços entre R$ 50 mil e R$ 120 mil.

Todos com raios-x de custos que envolvem desde peças, como correia dentada, bomba de combustível e pneu, até despesas com seguro e IPVA. Os valores foram pesquisados em revendas, lojas de autopeças e sites especializados, sempre levando em consideração o menor preço apurado. Veja qual é a compra certa para você.

Audi A1 Attraction 2012 – R$ 53 mil

Especial - Premium Usados

+ Desempenho, estabilidade e calibragem da direção

- Espaço traseiro, acerto da suspensão e equipamentos

O compacto se destaca pela pegada esportiva, com posição de dirigir baixa, configuração duas portas e motor turbo de 122 cv. O 0-100 km/h é feito em 8,9 s, mas o acerto duro da suspensão cobra a conta do conforto. Fique atento a ruídos na transmissão e aos equipamentos (couro e ar automático eram opcionais).

Especial Usados premium

Mercedes B200 2.0T 2010 – R$ 55 mil

Especial - Premium Usados

+ Espaço, posição de dirigir e desempenho

- Equipamentos, caixa CVT e comportamento dinâmico

O desenho de minivan não empolga, mas o motor turbo minimiza o jeitão pacato do Classe B. Apesar da caixa CVT, consegue entregar certo desempenho (0-100 km/h em 7,8 s) com espaço para quatro adultos e uma criança. Tem fama de pós-venda que não assusta, só que deve itens como ar bizona e sensor de ré.

Especial Usados premium

Volvo S60 T4 2012 – R$ 58 mil

Especial - Premium Usados

+ Itens de segurança, conforto e estabilidade

- Manutenção cara, liquidez e volume do porta-malas

Esta versão do sedã médio teve vida curta no Brasil, apenas dois anos, o que prejudica o dono na hora da revenda. Em contrapartida, esbanja em conforto, equipamentos e requinte, além do bom espaço e do isolamento acústico refinado. O motor turbo rende bem, mas a manutenção tem fama de cara e complicada.

Especial Usados premium

BMW 320i 2012 – R$ 63 mil

Especial - Premium Usados

+ Desempenho, posição de dirigir e acerto dinâmico

- Espaço traseiro, visibilidade e sistema de som da versão

O Série 3 é considerado o melhor sedã médio há tempos e esta versão oferece desempenho e dose de esportividade que se espera de um modelo alemão com tração traseira. O espaço atrás é comprometido pelo túnel elevado da transmissão e há relatos de falhas no motor aspirado devido a problemas nos retentores das válvulas.

Especial Usados premium

Mercedes CLC 200 K 2011 - R$ 65 mil

Especial - Premium Usados

+ Desempenho, comportamente dinâmico e acabamento

- Visibilidade, acesso à cabine e ruído interno

O cupê foi montado em Juiz de Fora (MG) na plataforma do Classe C. Tem respostas ágeis do motor 1.8 com compressor mecânico e 184 cv, mas para um modelo de proposta esportiva, a direção firme apresenta respostas lentas. O nível de ruído interno deixa a desejar e o espaço traseiro é satisfatório só para dois adultos.

Especial Usados premium

Land Rover Freelander 2 2011 - R$ 72 mil

Especial - Premium Usados

+ Acerto do câmbio, calibragem da suspensão e conforto

- Comportamento em curvas, manutenção e liquidez

Chama a atenção pela robustez e pelo desempenho do motor seis cilindros. As arrancadas são fortes e o câmbio faz as mudanças de forma suave. Espaço e acabamento são destaques, mas carroceria torce além do recomendável nas curvas. Fique ligado em desgaste dos rolamentos, que provocam barulhos em baixos giros.

Especial Usados premium

Audi Q3 Ambiente 2013 - R$ 95 mil

Especial - Premium Usados

+ Desempenho, pacote de equipamentos e acabamento

- Espaço traseiro e custo das peças

O Q3 é porta de entrada para quem quer um SUV da Audi. A versão  top Ambiente tem uma vasta lista de equipamentos, motor 2.0 de 211 cv e tração integral. O desempenho é ótimo, com 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. O espaço interno não é dos maiores e o quinto ocupante sofre com o túnel central mais alto.

Especial Usados premium

Audi A4 Attraction 2015 - R$ 90 mil

Especial - Premium Usados

+ Conforto, robustez e acerto do câmbio CVT

- Espaço para cabeça atrás e asuência de equipamentos

O sedã disputa a preferência com o BMW Série 3 e o Mercedes-Benz Classe C. No ano passado, o modelo voltou a ter motor 1.8 turbo de 170 cv, visando economia de combustível e de emissões frente ao 2.0 turbo. O torque é de 32,6 mkgf. Apesar do câmbio CVT que simula oito marchas, o casamento motor-transmissão é bom.

Especial Usados premium

BMW X1 2.0 SDrive 2013 - R$ 78 mil

Especial - Premium Usados

+ Dirigibilidade, acabamento e comportamento dinâmico

- Suspensão firme, falta de câmera de ré e porta-malas

Muitos não consideram o X1 um SUV. A posição de dirigir não é muito alta, o porta-malas é pequeno (420 l) e o espaço traseiro não é dos maiores. Mas o modelo acena com dirigibilidade de sedã, motor turbo e tração traseira. O ajuste firme da suspensão pode não agradar quem busca conforto e incomodar em viagens longas.

Especial Usados premium

BMW 125i 2013 - R$ 104 mil

Especial - Premium Usados

+ Desempenho, acabamento e dirigibilidade

- Espaço e custo de manutenção

O Série 1 na versão 125i é uma bela opção de esportivo – ainda mais com o pacote estético M Sport. O hot hatch tem a força do motor 2.0 turbinado de 218 cv sendo jogada para as rodas traseiras. O carro traz o polêmico design dianteiro com faróis que foram apelidados de Angry Birds, o joguinho dos pássaros estilingados.

Especial Usados premium

Audi TT Coupé 2010 - R$ 105 mil

Especial - Premium Usados

+ Desempenho, acerto de câmbio e estabilidade

- Espaço, preço do seguro e visão traseira

É possível encontrar o estiloso cupê por pouco mais de R$ 100 mil e com baixas quilometragens. O problema é o depois: peças e seguro caros. O lado bom é o motor 2.0 turbo, que dá uma bela dinâmica ao modelo, e o aerofólio traseiro retrátil, acionado automaticamente ao alcançar os 120 km/h para melhorar (mais) a aderência.

Especial Usados premium

Mercedes SLK200 2010 - R$ 110 mil

Especial - Premium Usados

+ Acabamento, modo de condução e design

- Porta-malas, preço do seguro e suspensão dura

Para quem curte conversível, o SLK com motor 1.8 de 184 cv atrai pelas linhas instigantes. Não há muitas ofertas, mas as que existem estão com baixa quilometragem e inteiras. Como todo roadster, o calcanhar de Aquiles é o espaço. Porém, o longo capô e os vincos do SLK200 compensam.

Especial Usados premium

Range Rover Evoque Pure 2012 - R$ 108 mil

Especial - Premium Usados

+ Desempenho, valor de revenda e design

- Espaço no banco traseiro e consumo

Modelo mais vendido da Land Rover desde que foi lançado, o Evoque é objeto de desejo de muitos. Não é grande, mas mantém o bom acabamento dos Range Rover maiores, embora os equipamentos desta versão de entrada deixem a desejar. Seu motor 2.0 turbo é bom, mas não é dos mais econômicos.

Especial Usados Premium

BMW X5 3.0 SI 2010 - R$ 116 mil

Especial - Premium Usados

+ Desempenho, consumo e pacote de equipamentos

- Preço do seguro e acerto da suspensão

SUV mais luxuoso da BMW, o X5 entra na lista já com quase seis anos de uso. Mas quilometragem não é problema para esse carro com motor a diesel robusto e com custos de manutenção equivalentes aos de uma picape média. Jogam a seu favor os itens de segurança e conforto, que não devem nada a um 0 km.

Especial Usados Premium

Audi A5 Sportback 1.8 Amb. 2014 - R$ 118 mil

Especial - Premium Usados

+ Consumo, conforto e pacote de equipamentos

- Custo de manutenção e preço do seguro

Um dos cupês de quatro portas mais belos da atualidade, o A5 Sportback pode ser encontrado com menos de dois anos de uso pelo mesmo valor do VW Jetta 2.0 TSI 0  km, embora menos potente e seu câmbio seja CVT, que preza mais pelo conforto e consumo do que pelo desempenho. O seguro é que não é nada bonito...

Especial Usados Premium

Mercedes ML350 V6 3.0 TD 2010 - R$ 118 mil

Especial - Premium Usados

+ Consumo, espaço interno e pacote de equipamentos

- Custo da mão e obra e preço do seguro

Outro dos grandes SUVs de luxo que se torna mais acessível com seis anos de uso. Nenhum utilitário novo nesta faixa de preço consegue entregar o mesmo nível de equipamentos, conforto e acabamento, mas o valor de seguro supera o de qualquer veículo com motor a diesel (que, em geral, tem a proteção mais cara).

Especial Usados Premium

Land Rover Discovery S TD 2011 - R$ 109 mil

Especial - Premium Usados

+ Espaço interno, acerto da suspensão e robustez

- Desempenho, custo de manutenção e dimensões

Modelo intermediário da Land Rover, o Discovery continua em linha praticamente igual. Esta versão de entrada não abre mão da boa (e caríssima de reparar) suspensão pneumática, que garante conforto, mesmo em péssimas estradas. O problema é o motor 2.7 turbodiesel de 190 cv, modesto para puxar seus 2.550 kg.

Especial Usados Premium

Mercedes E350 Avantgarde 2010 - R$ 105 mil

Especial - Premium Usados

+ Conforto, espaço interno e lista de equipamentos

- Suspensão macia, custo de mão de obra e seguro

Com design requintado por dentro e por fora, o Mercedes Classe E é o típico carro de tiozão rico: tem suspensão confortável, comandos leves (com direito a freio de estacionamento no pé) e muito espaço interno. Como o ML, sofre com manutenção (principalmente mão de obra) e seguro caros. 

Especial Usados Premium