por Choi Ju Sik

KOUP_VELOSTER

Há uma fase na vida em que nos vestimos como os nossos pais querem: camisa para dentro da calça, tênis branco, meia branca...Nada a fazer – eles mandam na gente. Com o tempo - e com a independência -, conseguimos ser como queremos, sem nos importarmos com a moda imposta, e sim com o estilo próprio. Kia e Hyundai chegaram a esta fase: seus carros já podem vestir ousadias, em que a forma predomina. Uma liberdade criativa que poucos alcançam. E que está chegando às passarelas brasileiras: apresentamos a primeira briga entre Kia Koup e Hyundai Veloster, dois top models esperados para o próximo mês.

O Kia Koup já desfila pelas ruas brasileiras desde o começo do ano, apenas na versão 2.0. Até o fim do ano - a Kia não informa quando - chega a versão 1.6, que terá a missão de enfrentar o Hyundai Veloster, que chega em outubro, também com motor 1.6, de igual para igual. Ambos serão cupês, esportivos, completos, charmosos e com preços ao redor dos R$ 70 mil. Lá fora, a disputa já começou – e é o que mostramos: fomos à Coreia do Sul importar a prévia do que vai acontecer dentro de mais algumas semanas no Brasil.

BRASÕES DE DESIGN
Podemos dizer que Koup e Veloster são ícones que representam o ápice estético de cada marca. O Kia capta a atenção por seu desenho sólido e definido de um cupê esportivo. O Hyundai provoca a mesma hipnose, principalmente por conta de sua criativa ideia das três portas assimétricas. É como aqueles trajes de desfiles do São Paulo Fashion Week que eu (e provavelmente você) tentamos entender – e não conseguimos.

PNEU___                                As rodas de 18 polegadas têm partes na cor da carroceria e
                                o porta-malas é típico de um hatch: 320 litros 

TRAS 
Mas os estilistas e as mulheres - bem, algumas mulheres - a-do-ram. O Hyundai está em sintonia com as mais recentes receitas de design da marca: grade frontal hexagonal, faróis geométricos e músculos expostos no capô. Tímida, a terceira porta do carro, a traseira do lado do passageiro, fi ca camuflada pelo design. É ousado, sem dúvida. Bonito? Bem...veja as fotos e nos ajude a sair dessa enrascada.

VELOSTER
O Veloster é um quase carro conceito, homologado para rodar nas ruas

Enquanto o Veloster passa essa imagem radical, o Koup traz desenho mais limpo. É um típico cupê de duas portas que combina muito bem com uma sexy cor vermelha – na essência,um blazer com bom corte. Os faróis (meio escondidos pelo capô) e a grade exibem design leve, mas consistente. Abaixo dela, a tomada de ar frontal reforça o caráter esportivo. A traseira traz desenho clássico. As rodas de 17 polegadas com pneus Hankook Solus 215/45 reforçam a imagem – o Veloster usa rodas de 18 polegadas com pneus 215/40, da mesma marca sul-coreana.