Palio 1.0 x 1.4

Por Gerson Campos / Fotos: Leo Sposito - Publicado na edição nº 48 (dez/2011)

Não vou mentir para você: quando me pediram para comparar o Palio 1.0 com o 1.4, já cheguei olhando meio desconfiado para o 1.4. Esse motor nunca me convenceu no Uno. Tudo bem que ele tem mais potência (88 cv contra 75 cv) e torque (9,9 mkgf x 12,5 mkgf), mas, no Uno, era mais ruidoso e áspero. Não convencia. Mas nada como um carro novo, um acerto novo e um dia de pista para que a gente deixe o preconceito de lado. No Palio, o 1.4 casou como uma luva. Mas o 1.0 também ficou muito bom. E agora?

Palio 1.0 x 1.4

TEST-DRIVE

Sim, fiquei confuso, mas não perdido. Tenho relatórios de teste, preços e mais de 200 quilômetros de impressões ao volante de cada um na cidade, na estrada e na pista, para chegar a uma conclusão sobre qual entrega mais pelo seu dinheiro.

FIAT PALIO 1.4

Desempenho

É mais caro, mas...

...o $ extra compensa

O Palio Attractive 1.0 custa R$ 30.990. O Attractive 1.4 sai por R$ 34.290. São R$ 3.300 de diferença por 17,3% de potência a mais, torque 26,3% superior, travas elétricas, vidros elétricos nas portas dianteiras, volante com regulagem de altura, chave canivete e outros badulaques. Só pela lista de equipamentos, o 1.4 quase justifica o preço. Mas, como nosso foco não é falar de equipamentos, vamos fazer o que nenhuma concessionária permite: andar com o carro (test-drive no quarteirão com o tanque na reserva não ajuda muito).

O Palio mais barato já começou confirmando o que você leu na C/D 47: para um 1.0, ele vai bem na cidade. Mas vale notar: o carro cedido era bem básico, sem ar-condicionado, air bag e abs, deixando o seu peso próximo aos 999 kg declarados da versão “pelada”.

Palio 1.0 x Palio 1.4

Logo nas primeiras trocas de marcha, fica claro que a Fiat trabalhou em uma relação com as três primeiras bem curtas, o que ajuda o 1.0 em uma condução mais ágil, urbana. Mas, como diria o cara daquela banda de rock, “cada escolha é uma renúncia”. Se o 1.0 fica espertinho na cidade e anda quase tão bem quanto o 1.4 (este, um carrinho urbano na medida), toma uma paulada na pista e na estrada.

FIAT PALIO 1.0

Esperto para um 1.0

Podia beber menos

Na ponta do lápis...

No 0 a 100 km/h são 18,3 s contra 14,4 s. Grande parte da desvantagem acontece pelo fato de o Palio 1.0 precisar da quarta marcha para chegar a 100 km/h. Em terceira, ele corta a 97,2 km/h, o que já indica que você terá de pisar mais na embreagem por ter economizado aqueles R$ 3.300.

Na estrada, a relação curta ajuda o Palio 1.0 a manter 120 km/h com tranquilidade em trechos de reta e com subidas leves sem precisar recorrer a rotações muito altas (a essa velocidade, ele gira a 3.400 rpm; o 1.4 vai a 3.200 rpm). Só que se a subida for mais inclinada e você não vier embalado, dá-lhe quarta marcha, tarefa dispensável no 1.4. Estamos falando dos carros sem bagagem e sem o peso extra dos caronas – que fique claro.