Carro abandonado

Foto: Divulgação

Passam-se dias, semanas, meses... e aquele carro continua estacionado no mesmo lugar. A pintura está se deteriorando, os pneus estão vazios e nada de o dono retirá-lo da sua rua. Quer tirar ele dali? Siga as nossas dicas!

OBSERVE ANTES DE AGIR

Não seja precipitado. Pode ser que aquele carro saia de um lugar para o outro enquanto você não está na rua em questão, e ele só seja mesmo um veículo mal cuidado. É interessante perguntar a outros moradores se algum deles sabe que é o dono.

RAT ROD NÃO É ABANDONADO

O estilo Rat Rod de personalização consiste em deixar o carro com uma aparência de que pereceu durante anos sem cuidados. E na verdade essa aparência é criada pelos donos. Contudo, alguns Rat Rods têm motores potentes e interior bem decorado. Dê uma boa olhada nisso tudo antes de achar que este estilo de customização é um carro largado e sem dono

CONFIRMADO, PARA ONDE EU LIGO?

Depende de onde você está. Em São Paulo, por exemplo, a identificação e remoção de carros abandonados em vias públicas é de responsabilidade da prefeitura, que aciona as subprefeituras para dar fim ao problema. O telefone é 156 . Em outras cidades, como o Rio de Janeiro, o serviço é designado para a Polícia Militar, pelo telefone 190.

DENUNCIEI, MAS ELE CONTINUA NO MESMO LOCAL...

Calma. Não é assim, de bate pronto. Primeiro o órgão responsável anexa uma notificação ao veículo, avisando que em cinco dias úteis o proprietário deve retirá-lo do local da denúncia.

JÁ SE PASSARAM CINCO DIAS...

A partir disso o veículo já pode ser removido, pois é considerado oficialmente abandonado. A prefeitura, deve entrar em contato com os órgãos de trânsito e com e Polícia Militar para saber se o veículo não tem ligação com algum acidente ou crime.

TEM MULTA PARA ISSO?

Depende de cidade para cidade e se há um código de postura aos munícipes. Em São Paulo, o dono de um carro abandonado pode pagar até R$ 19 mil entre a multa, as taxas de remoção e o estacionamento no pátio público.