Toyota SW4

Foto: New FortunerClub

Toyota faz os últimos ajustes para lançar a nova geração do utilitário esportivoSW4. O carro foi flagrado em testes na Tailândia pela site New Fortuner Club, que diz que o SUV será apresentado por lá em julho. O carro terá a mesma plataforma modular TNGA (Toyota New Global Architecture), da nova picape Hilux. No Brasil, tanto a picape quanto o SW4 chegam entre o fim do ano e o início de 2016, conforme apurou a reportagem de Car and Driver. O SUV chassi sobre longarinas e vai batarear a produção sem prejudicar a rigidez torcional.

Pelas imagens que já vazaram na internet, sabe-se que o desenho do novo SW4 será mais arrojado e terá como base o do Lexus RX (veja mais detalhes), com faróis mais estreitos e estilo arrojado. Portanto, o SUV não terá a mesma frente da picape para adotar um posicionamento mais "premium" no mercado. 

Na linha de motores será adotada a nova família GD, movida a diesel. Começa com o 2.4 de 150 cv e passa pelo 2.8, de 177cv. Na transmissão, serão vistos avanços mais concretos. A Toyota finalmente vai abandonar a arcaica caixa automática de quatro marchas e utilizará uma de cinco, ou manual de seis. Os novos motores deverão deixar o SUV em torno de 10% mais econômico