Audi A3 Sedan nacional

Por Equipe C/D e AF // Fotos: Diogo Dias

Parece que George McFly pegou seu DeLorean em forma de máquina do tempo novamente e voltou aos anos 1990. Mas não regressamos ao passado. É que o Audi A3 (na configuração sedã) e o Volkswagen Golf começaram a ser produzidos em São José dos Pinhais (PR), fábrica que foi casa de gerações antigas destes mesmos modelos na década retrasada – no caso, o A3 era o hatch.

Nosso paparazzo automotivo, Diogo Dias, flagrou os dois carros nas ruas de São Paulo. Por fora, ambos serão idênticos aos modelos que hoje são importados da Hungria (caso do Audi) e do México (de onde vem o Golf VII). O A3 Sedan será lançado em outubro, enquanto o hatch da Volkswagen é coisa para o fim de novembro.

Audi A3 Sedan nacional

As principais mudanças das versões brasileiras para os importados estarão nos conjuntos mecânicos. O menor sedã da Audi vai manter o 1.4 TSI turbo, só que produzido em São Carlos (SP) com tecnologia flex e com potência que deve passar dos 150 cv com 100% de etanol no tanque. Com gasolina, esse TSI rende, no máximo, 140 cv.

O Golf VII paranaense vai seguir o mesmo caminho com este motor. Os dois terão câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas – S-tronic na Audi e DSG, na Volks.

Audi A3 Sedan nacional

NOVO A CAMINHO

O Golf vai mais além. Terá ainda o 1.6 16V que já é usado no Fox Pepper, no Gol Rallye e na Saveiro Cross. Com esse motor, o hatch médio terá opção de câmbio manual de cinco marchas.

Dessa forma, a VW tentará fazer o Golf parar de ostentar. O exemplar com passaporte brasileiro terá preços iniciais entre R$ 65 mil e R$ 70 mil na configuração 1.6 manual – hoje, o modelo começa em R$ 75.080 na Comfortline 1.4 manual.

Golf Nacional

Uma possibilidade é o Golf nacional abolir a versão manual com o motor TSI. Nesse caso, o 1.4 só teria transmissão automática, que hoje parte de R$ 82.080 (Comforline 1.4 DSG).

Quanto ao A3 Sedan, é melhor nem botar as manguinhas de fora. O três-volumes manterá os preços dos importados, que começam em R$ 100.190 na Attraction 1.4 e alcançam R$ 140.190 na Ambition 1.8 TFSI S-tronic. Depois do sedã, a Audi ainda fará no Paraná o SUV Q3 (já reestilizado), que chegará no primeiro semestre do ano que vem.

ANTES TARDE...

Volkswagen Passat

O sedã mais sofisticado da VW à venda no País dará as (novas) caras no mês que vem, antes do Golf nacional – só que um ano depois de surgir na Europa. Apresentada no Salão de Paris, em setembro do ano passado, a oitava geração do Passat já desfila em testes pelas ruas e estradas brasileiras.

O carro usa a plataforma modular MQB do Grupo VW e mantém os 4,76 m de comprimento da geração anterior, porém, ganha 8 cm no entre-eixos (2,79 m no total) e tem porta-malas maior (650 litros, contra 580 l). Virá com o novo motor 2.0 turbo de 240 cv e terá preços a partir de R$ 130 mil.