fechar X
Assine

Por Diogo Dias // Fotos: Renato Maia (do site Falando de Carro)

Uma unidade pouco convencional do Golf foi flagrada rodando durante testes na Grande São Paulo pelo jornalista Renato Maia, fundador do site Falando de Carro. Repare nas fotos e perceba a insígnia Bluemotion na grade frontal e a sigla TSI completamente cromada na traseira – na versão 1.4 TSI as últimas duas letras são vermelhas. Sim, o Golf acima é o Bluemotion, versão econômica lançada recentemente na Europa e equipada com o tricilíndrico 1.0 TSI, mesmo motor que será usado no Speed Up, a versão esportiva do compacto que chega ao Brasil nos próximos meses. Trata-se do primeiro 1.0 turbo flex que será lançado no País.

No Golf europeu o motor libera 115 cv e 20 mkgf. Já no Up esportivo ele terá tecnologia flex, 105 cv e torque na casa dos 15 mkgf. Para suportar esse aumento de força e potência em relação à versão aspirada (82 cv e 10,4 mkgf), vários componentes do Up receberão reforços, bem como a carroceria e a parte estrutural do carro que será a versão de produção do protótipo GT Up – mostrado pela primeira vez no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro de 2011.

Procurada pela reportagem de Car and Driver, a Volkswagen afirma não ter nenhuma informação sobre o Golf 1.0 turbo no Brasil. Vale lembrar que a fabricante prepara para o segundo semestre a produção em São José dos Pinhais (PR) do Golf nacional, que vai ganhar o novo motor flex 1.6 EA211, de 120 cv, presente no novo Fox

EUROPEU

Desenvolvido para substituir o motor 1.2 TSI de 110 cv, o novo 1.0 TSI estreou em abril na Europa equipando as versões “verdes” de Golf (Bluemotion), Audi A3 (Ultra) e Seat León (Ecomotive). No caso do Volkswagen, a marca afirma que o consumo é de 23,3 km/l, enquanto os 100 km/h chegam em 9,7 s.

Golf Bluemotion

Leia também
Comente!*