fechar X
Assine

Fotos: RM Auctions

Como um bom Viciado em Carro, você provavelmente já ouviu falar do Peel P50, esse modelo estranho (e simpático) da foto acima que detém o título de menor carro do mundo.

Famoso por ter protagonizado um dos episódios do programaTop Gear, o carrinho de três rodas é extremamente raro: apenas 50 unidades foram produzidas entre 1962 e 1965 e a estimativa é que apenas 26 resistiram ao tempo. Mas aí vai uma ótima oportunidade para os colecionadores de plantão: um P50 completamente restaurado será leiloado pela casa RM Auctions no dia 12 de março, durante um evento na Flórida (EUA). O preço inicial ainda não foi divulgado pela empresa, mas um modelo similar foi vendido por US$ 120 mil em 2013.

PEQUENO

Originalmente, o P50 era apenas um conceito criado para mostrar como um carro poderia ser pequeno, simples e prático em um mundo que ainda se recuperava dos efeitos da Segunda Guerra Mundial. Quando o modelo foi apresentado, porém, a recepção do público foi tão boa que a Peel, uma pequena empresa sediada na Ilha de Man, decidiu produzir algumas unidades.

Anunciado na época como um carro para “um adulto e uma sacola de compras”, o P50 tem apenas 1,34 m de comprimento – um Chery QQ tem 3,55 m. É equipado com um motor de 49 cc que liberava cerca de 5 cv e que trabalha em conjunto com um câmbio manual de três marchas e sem marcha à ré – como o carro pesa apenas 56 kg, é possível arrastá-lo com as mãos.

Com a combinação, o P50 era capaz de chegar até 60 km/h e alcançar um consumo na casa dos 35 km/l . Saiu de linha em 1965, substituído pelo Peel Trident.

 

Leia também
Comente!*