Aceleramos o novo Mercedes-AMG CLA45

Velozes e Furiosos by Mercedes-Benz

Fotos: Divulgação | Texto: Mike Sutton

O Mercedes-AMG CLA45 pode até ser apenas a porta de entrada da casa de loucuras mecânicas de Affalterbach. Mas com um motor 2.0 turbo transversal de 190 cv/litro, ele pode ser muito divertido. Uma série de atualizações recentes fizeram do CLA45 — que já era bem forte quando foi lançado em 2014 — ainda mais potente, embora não haja muito que indique isso em seu visual.

O VESPEIRO

Com sua atitude determinada e o ronco áspero do 2.0, o CLA45 — e seu gêmeo crossover GLA45 — sempre trocou um pouco de refinamento por mais pressão de trabalho. Seu turbo de fluxo duplo empurra ar comprimido a 1,8 bar para os cilindros do M133 montado a mão pela AMG. Mas a troca do comando das válvulas de escape e uma reprogramação na central eletrônica do motor para 2016 elevou sua potência em 20 cv para um total de 380 cv. Amplificado pelo escape AMG Performance opcional, o CLA45 zumbe através da faixa de rotações como uma motosserra — chegando a 88 dB sob carga total – e emite um brrapp afiado nas subidas de marcha com o acelerador além da metade do curso.

O câmbio esperto de sete marchas e embreagem dupla modera a potência do motor com habilidade, servindo sempre reduções sincronizadas quando solicitado pelas borboletas em seu modo mais agressivo. Mesmo assim, a transmissão ajustada pela AMG pode ser um pouco desajeitada em baixas velocidades, mas sua rapidez ajuda a compensar o lag do turbo. Embora o 45 geralmente tracione as rodas dianteiras, seu sistema 4Matic pode enviar até 50% do torque para o eixo traseiro quando necessário.

Com torque máximo plano entre 2.250 e 5.000 rpm e todos os 380 cv prontos a 6.000 rpm, o CLA45 tem uma pegada forte em direção à sua velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente. O controle de largada da AMG pode ser ativado nos modos mais esportivos simplesmente segurando o pedal de freio, apertando as borboletas e afundando o acelerados. Tudo isso segura os giros perto de 3.000 rpm e produz o ronco de explosivos estourando no escape do 45. Solte o freio e o sedã de 1.615 kg é catapultado para os 100 km/h em 3,8 s.

Mercedes-AMG CLA45 AMG

SAPATOS DESCOLADOS

O mais recente CLA45 tem uma dinâmica mais afiada quando equipado com seu diferencial mecânico de deslizamento limitado na dianteira, um opcional oferecido desde 2016. Parte do pacote AMG Dynamic Plus, o opcional também inclui uma velocidade máxima mais alta, suspensão recalibrada com amortecedores ajustáveis de dois níveis e modo Race de ataque máximo, além dos modos Comfort, Sport e Sport+. Embora o CLA45 saia de frente em seu limite dinâmico, em parte devido aos 60,2% de seu peso sobre o eixo dianteiro, a revisão da AMG permite que ele agora mude de direção com mais assertividade, e com um fluxo mais suave em velocidades ilegais. A carroceria se mantém praticamente plana nas curvas, e a direção com assistência elétrica o aponta com precisão e boa sensibilidade.  

O maior inconveniente do desempenho do CLA45 é que você não pode desativar sua incontrolabilidade. O carro todo vibra com a pulsação do 2.0, e a suspensão da AMG é rígida e curta, e se mostra severa mesmo em seu ajuste mais macio. 

Mercedes-AMG CLA45 AMG

QUEBRANDO A BANCA

As proporções sinuosas e compactas do CLA não é o design mais belo entre os cupês da Mercedes, mas um facelift brando para 2017 o deixa mais alinhado com os novos produtos da fabricante. Mudanças sutis nos para-choques dianteiros e traseiros — incluindo aletas aerodinâmicas de fibra de carbono na dianteira — permitem um fluxo de ar mais eficiente, e agora há faróis de LED de série e pinças de freio vermelhas. Mas seu ronco rasgado continua sendo seu maior destaque.

Na cabine, mudanças mais sutis que incluem novos acabamentos e um novo sistema multimídia com tela de 8 polegadas controlada por um seletor rotativo no console central. Uma inspeção mais minuciosa, contudo, revela algumas medidas de redução de custo. O banco traseiro do carro continua justo, com a queda acentuada do teto na traseira limitando severamente o espaço para a cabeça. Além disso, muitas conveniências básicas custam mais, como bancos aquecidos, sistema keyless para abertura das portas e partida do motor, e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. A decoração preta do CLA45 é bem temperada com detalhes em vermelho, incluindo os cintos de segurança.

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